Pontos chave:
1. Algumas mães podem sentir um forte fluxo de leite que o bebê não tolera ou não precisa, o que pode ser desconfortável para o bebê.
2. Os sinais de fluxo intenso de leite incluem engasgos, cólicas, alimentação frequente e ductos de leite bloqueados.
3. Para controlar um forte fluxo de leite, as mães podem tentar extrair o leite antes da mamada, dar ao bebê o primeiro e o último leite, oferecer um seio de cada vez e tentar alternar as posições de amamentação.
4. Caso essas medidas não ajudem, é importante procurar a ajuda de um especialista para avaliação e tratamento adequado.
Algumas mães são capazes de produzir mais leite do que seus filhos precisam. Isto acontece por causa de um forte fluxo de leite que sai rapidamente e com muita força. Essa situação pode ser comum durante as primeiras semanas de amamentação, enquanto seus hormônios estão sendo regulados. No entanto, o fluxo forte de algumas mães pode se estender além das primeiras semanas, e isso pode ser um pouco irritante. No entanto, a boa notícia é que seu corpo está produzindo muito alimento para ser consumido pelo seu filho. Agora, se isso acontecer e você não perceber nenhuma melhora, é importante procurar ajuda para aprender como controlar a produção de leite e, ao mesmo tempo, verificar a reação do seu bebê ao fluxo intenso de leite.
Como sei se o meu fluxo de leite é muito forte?
Reações no seu bebê:
- Apresenta náuseas;
- Engasga e tosse com frequência;
- Tem muita cólica;
- Se afasta do peito;
- Pressiona o mamilo, tentando interromper o fluxo de leite (causando dor em você);
- Chora ou fica inquieto durante a mamada;
- Deseja mamar com frequência;
- Apresenta refluxo;
- Tem fezes explosivas e esverdeadas.
Reações em você:
- Quando seu bebê se afasta do seu peito, o leite continua saindo rapidamente e descontroladamente;
- Seus seios ficam cheios demais e você se sente congestionada o tempo todo;
- O leite sai sem controle durante a amamentação;
- Você sente os ductos lactíferos obstruídos.
O que fazer para conter o forte fluxo de leite?
- Antes de amamentar, extraia um pouco de leite para reduzir sua velocidade de saída. O leite pode ser extraído manualmente ou com a ajuda de uma bombinha. Apenas tente não extrair uma quantidade muito grande, de modo a não estimular ainda mais a produção.
- O leite é composto de duas partes. A primeira parte é rica em lactose, enquanto a outra contém uma quantidade maior de gordura. Tente dar ao seu bebê ambas as partes, porque, se ele beber apenas a primeira, poderá sentir cólicas.
- Tente não extrair leite entre as mamadas – faça isso apenas se sentir desconforto. Verifique se você não tem ductos lactíferos entupidos, a fim de evitar infecções.
- Ofereça um único seio por algumas mamadas e, depois, mude para o outro. Não extraia leite do peito que você não está usando.
- Procure uma posição alternativa. Coloque o seu bebê sentado de frente para você, incline-se ligeiramente para trás e coloque a cabeça dele um pouco mais alta no seu peito. Experimente posições diferentes para estimular o peito inteiro.
- Faça pausas frequentes para o seu bebê arrotar.
É mais provável que a produção de leite seja administrada à medida que seu bebê cresce. Além disso, seu bebê aprenderá a tolerar o fluxo de leite – ou se acostumará com ele. Porém, se você perceber que nenhuma das opções acima lhe ajudou, e que você já tem experimentado alternativas diferentes há algum tempo, é melhor entrar em contato com o seu médico. Ele irá recomendar o tratamento apropriado.
Uma resposta