Pontos chave:
1. Especialistas médicos, incluindo a Sociedade Brasileira de Pediatria, enfatizam a segurança e a importância das vacinas na prevenção de doenças graves.
2. A vacinação reduz drasticamente as infecções, oferece imunidade contra doenças e salva vidas nas gerações atuais e futuras.
3. A vacinação de bebês protege-os contra doenças como tétano, rubéola e poliomielite. Graças às vacinas, essas doenças são agora raras e a prevenção de surtos economiza custos.
4. Efeitos colaterais leves, como dor ou febre, podem ocorrer após a vacinação, mas são superados pelos riscos das doenças. A mídia e os mitos em torno das vacinas devem ser abordados com conscientização.
Existem grandes mitos que cercam a vacinação, e tanta informação disponível na ponta dos dedos pode causar medo e confusão. No entanto, médicos e especialistas em saúde, como a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), dizem que as vacinas são seguras e altamente importantes.
A imunização protege nossos bebês de doenças graves que podem levar à morte. As vacinas são tão eficientes, que sua implementação levou a um declínio drástico no surgimento de infecções. Elas criam imunidade para várias doenças, salvando vidas nesta geração e nas que estão por vir. Por isso, se os pais não vacinarem seus filhos, eles podem vir a causar um surto de uma doença que poderia ter sido facilmente evitado. Da mesma forma, as crianças que não são vacinadas podem transmitir doenças a outras crianças que ainda são muito jovens para serem vacinadas, a pessoas idosas ou àquelas com imunidade baixa.
Vacinar seu bebê ajudará a fortalecer seu sistema imunológico e protegê-lo contra doenças como tétano, coqueluche, rubéola, hepatite B, poliomielite e outras. Graças às vacinas, hoje essas doenças são raras. A maioria não é mais conhecida, apesar de ter causado epidemias no passado. Além disso, a vacinação lhe ajuda a economizar dinheiro, já que é caro tratar uma doença evitável. Se evitarmos a vacinação, essas doenças podem ressurgir e afetar muitas pessoas.
Efeitos colaterais
Muitos pais têm dúvidas sobre os efeitos colaterais que podem ocorrer após a vacinação de seus filhos. Os efeitos colaterais existem, mas os mais comuns são dor ao redor da picada e febre. Existe a possibilidade de desenvolver efeitos colaterais mais graves, mas eles são extremamente raros. Ainda assim, as doenças são sempre piores do que os efeitos colaterais que podem surgir com a vacinação. Por isso, não devemos ter medo, e precisamos estar muito conscientes sobre o que a mídia nos informa e sobre os mitos que cercam as vacinas.
2 respostas