Pontos chave:
1. Após o nascimento, o cordão umbilical é cortado e o coto cai sozinho. Não o remova para evitar machucar o bebê.
2. Cuide bem do coto para evitar infecções, mantendo-o limpo e seco. Use uma bola de algodão úmida e seque delicadamente se sujar.
3. Verifique sinais de infecção no coto: odor ruim, secreção amarelada, vermelhidão, sensibilidade ou inchaço na pele ao redor.
4. Mantenha banhos de esponja enquanto o bebê tem o coto. Ele cairá em até quatro semanas. Após a autorização do pediatra, dê banhos normais, secando bem o coto.
Após o nascimento, o cordão umbilical é cortado, e o pedacinho que sobra ligado à barriga é chamado de coto. O coto cai sozinho, e é necessário deixá-lo cicatrizar e não tentar removê-lo, pois isso poderia machucar o seu bebê. O coto do cordão umbilical do seu recém-nascido requer cuidados especiais para prevenir o surgimento de infecções. Para garantir um bom cuidado, tente manter o coto e a área ao redor dele limpos e secos. Se você perceber que o coto ficou sujo, limpe a área, passando uma bola de algodão umedecida com água limpa. Depois, passe uma gaze delicadamente ou abane a área para secá-la.
É importante verificar regularmente o coto do cordão umbilical em busca de sinais de infecção. As infecções são raras, especialmente quando a área recebe os devidos cuidados, mas procure pelos seguintes sinais:
- O coto emite um odor desagradável e uma secreção amarelada;
- A pele ao redor do coto está avermelhada, sensível ou inchada.
Lembre-se de manter os banhos de esponja enquanto seu filho ainda tem o coto do cordão umbilical. Levará cerca de uma a quatro semanas para ele cair. No entanto, se o pediatra recomendar que você dê banho nele normalmente, você pode fazer isso – contanto que seque completamente a área do coto do cordão umbilical.
Uma resposta