Pontos chave:
- Apesar do desenvolvimento do sistema imunológico do bebê, a esterilização das mamadeiras ainda é importante por razões de higiene.
- A Organização Mundial de Saúde recomenda esterilizar todas as mamadeiras e acessórios antes de cada uso, e a Academia Americana de Pediatria sugere fervê-los por cinco minutos.
- Antes de esterilizar as mamadeiras, é importante lavar bem as mãos e todo o equipamento.
- Diferentes métodos de esterilização incluem esterilização elétrica, esterilização por micro-ondas, solução de esterilização com água fria e fervura. Cada método tem suas instruções e deve ser seguido cuidadosamente para segurança e eficácia.
O crescimento e o desenvolvimento do seu bebê foram tão rápidos, que permitiram que ele fortalecesse seu sistema imunológico, adquirindo novas defesas ao longo do caminho. No entanto, é muito importante manter as mamadeiras do seu bebê limpas, pois se a higiene não for levada em consideração durante o preparo da mamadeira, o equipamento de esterilização torna-se inútil.
Primeiramente, é recomendado que as mamadeiras sejam desmontadas e lavadas com água corrente, sabão e uma escova própria para este fim. Além disso, a Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda que as mamadeiras e outros acessórios sejam devidamente esterilizados antes de cada uso – isso inclui o bico e o corpo da mamadeira. Antes de esterilizar as mamadeiras, certifique-se de seguir estes passos. Primeiro, lave sempre as mãos com água e sabão. Em seguida, lave também as superfícies com água quente e sabão. Por último, lave a mamadeira e o bico com uma escova limpa e enxágue todo o equipamento com água. É importante repetir essas etapas sempre que esterilizar as mamadeiras e outros equipamentos de alimentação de seus filhos.
Há diferentes métodos de esterilização que você pode adotar, e cada um possui suas próprias instruções:
- Esterilização a vapor;
- Esterilização elétrica:
- Siga as instruções no esterilizador (elas variam);
- Certifique-se de que as mamadeiras do seu bebê possam ser esterilizadas no vapor;
- Coloque a mamadeira de cabeça para baixo no esterilizador;
- Tampe o esterilizador, ligue-o e deixe a mamadeira lá até terminar e esfriar;
- A maioria desses esterilizadores mantém as mamadeiras estéreis por 6 horas, mas lembre-se de verificar as indicações específicas no seu equipamento.
- Esterilização por micro-ondas:
- Você pode colocar as mamadeiras no micro-ondas ou em uma panela de cozimento a vapor para micro-ondas;
- Certifique-se de separar todas as partes da mamadeira antes de colocá-la no micro-ondas;
- Se você colocou as mamadeiras sozinhas no micro-ondas, levará 90 segundos para que elas estejam esterilizadas. Se estiverem dentro de uma panela de cozimento a vapor para micro-ondas, pode levar de 3 a 8 minutos;
- Lembre-se de não introduzir nada que contenha metal no micro-ondas;
- Tenha cuidado ao remover a mamadeira, pois ela estará muito quente;
- Se você mantiver uma tampa na panela de cozimento a vapor para micro-ondas, as mamadeiras se manterão esterilizadas por cerca de 3 horas;
- Se você não usou uma panela de cozimento a vapor para micro-ondas, tente usar a mamadeira logo depois de esterilizá-la.
- Solução de esterilização para água fria:
- Siga as instruções do rótulo. Normalmente, você precisa preparar um recipiente especial com água fria e dissolver a solução nela;
- Coloque as mamadeiras que serão esterilizadas no recipiente por pelo menos 30 minutos. Tampe e certifique-se de que todas estejam debaixo d’água;
- Deixe as mamadeiras na solução até a hora de usá-las. Quando for usá-las, enxágue-as com água esterilizada;
- Você precisa trocar a solução a cada 24 horas.
- Esterilização por fervura:
- Este método requer muito cuidado para evitar danos;
- Antes de esterilizar as mamadeiras, certifique-se de que elas possam ser fervidas;
- Prepare uma panela com água e deixe ferver;
- Coloque as mamadeiras na panela, garantindo que não haja bolhas de ar, para que todas fiquem debaixo d’água. Tampe a panela e abaixe a temperatura. Deixe as mamadeiras por 10 minutos na água.
- Em seguida, retire as mamadeiras com o auxílio de uma pinça e deixe que elas sequem naturalmente. Não utilize toalhas ou panos de prato para secá-las.
- As mamadeiras tendem a danificar mais rapidamente com esse método. Lembre-se de verificá-las constantemente.
- É preferível retirar a mamadeira assim que for usá-la;
- Se você não for usar as mamadeiras imediatamente, guarde-as em um recipiente fechado para evitar contaminação.
Uma resposta