Pontos chave:
1. Pesadelos infantis: Entenda os pesadelos infantis — como afetam o sono e as emoções, e quando geralmente começam.
2. Gerenciando medos noturnos: Aprenda como reconfortar seu filho após um pesadelo através de compreensão, amor e segurança.
3. Prevenindo pesadelos recorrentes: Descubra maneiras de criar um ambiente de sono tranquilo, incluindo rotinas, objetos de conforto e redução da ansiedade.
Pesadelos são assustadores! Eles nos assustam e podem até nos fazer suar. Como adultos, nós sabemos que esses sonhos não são reais, mas será que as crianças também têm pesadelos? Os especialistas não sabem exatamente quando surgem os pesadelos, mas eles sabem que os bebês podem tê-los.
Por volta dos 2 anos de idade, a imaginação do seu filho já está desenvolvida, e se ele tiver um pesadelo, ele certamente ficará assustado e acordará. Se o seu filho dorme bem e parece ter acordado agitado e assustado, ele pode ter tido um pesadelo. Os pesadelos geralmente ocorrem durante o segundo estágio do sono, então é possível que ele acorde assustado pela manhã. Se ele já consegue falar, pergunte o que aconteceu, e ele poderá lhe contar.
O que fazer se meu bebê tiver um pesadelo?
- Respeite e reconheça seu medo.
- Se ele já souber falar, deixe-o narrar seu sonho, e seja compreensiva.
- Demonstre muito amor e segurança. Acaricie suas costas até que ele se acalme.
- Ofereça a ele um bichinho de pelúcia, e coloque-o no berço.
- Deixe uma luz noturna acesa.
- Não exagere ou superestime a importância disso. Seu bebê consegue identificar suas reações, e sentirá ainda mais medo se você estiver ansiosa.
- Diga ao seu filho que os monstros não existem, e que nada e ninguém fará mal a ele à noite.
- Lembre-se: é difícil modificar a maioria dos hábitos. Evite trazer o seu filho para a sua cama. Se isso acontecer de vez em quando, não será um problema. Porém, se isso acontecer com frequência, acabará se tornando um hábito.
Como posso evitar que o meu filho tenha pesadelos?
- Mantenha rotinas tranquilas. Leia histórias com uma temática feliz para ele. Se você encontrar uma história sobre como a noite e a hora de dormir são maravilhosas, melhor ainda!
- Mantenha uma temperatura agradável no quarto.
- Deixe uma luz noturna ligada a noite toda.
- Dê ao seu filho um bichinho de pelúcia ou um cobertor que funcione como um objeto de transição (que possa ser associado à calma e à segurança).
- Evite deixar que seu filho assista conteúdos na TV que possam assustá-lo ou preocupá-lo.
- As crianças geralmente têm mais pesadelos quando estão ansiosas ou estressadas. Se o seu filho tem tido pesadelos recorrentes, tente descobrir o que está preocupando-o, para que você consiga diminuir sua ansiedade.
Esperamos que essas dicas ajudem a consolidar o sono do seu filho e eliminem ou diminuam o medo de um pesadelo.
Uma resposta