Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Como fazer o bebê dormir a noite toda? (Parte 1)

terror noturno

Pontos chave:
1. A privação de sono é comum entre os pais; métodos eficazes de treinamento do sono podem ajudar os bebês a dormirem a noite toda.
2. As necessidades de sono dos bebês variam de acordo com a idade, desde 18 horas para recém-nascidos até 8-12 horas para bebês de 4-6 meses.
3. Introduza hábitos de sono por volta dos 4 meses para padrões regulares; adapte com base nas reações do bebê.
4. Os métodos de treinamento do sono incluem “Despertares Agendados” e “O Método da Sleep Lady”, cada um com prós e contras. Encontrar a abordagem certa é importante para as necessidades da sua família.

Confira aqui o que fazer quando seu filho tiver um episódio de terror noturno durante a noite.

Se você já presenciou um episódio de terror noturno, sabe que seus sintomas parecem mesmo coisa de filme de terror: a pessoa se debate, dorme com os olhos abertos e grita incontrolavelmente. O terror noturno é, definitivamente, angustiante e assustador, mas não é prejudicial. De acordo com a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), o terror noturno acomete de 1 a 6,5% da população, sendo 25% em crianças menores de 5 anos. Ele pode desaparecer sozinho e reaparecer na idade adulta.

O que é o terror noturno?

Os terrores noturnos são diferentes de pesadelos. Quando as crianças passam por terrores noturnos, elas normalmente estão parcialmente acordadas e não são capazes de lembrar de nada no dia seguinte. Os pesadelos, por sua vez, acontecem durante o estado REM do sono e as crianças costumam se lembrar de fragmentos do que sonharam. Durante um terror noturno, você notará que seu filho fica suado, com os olhos vidrados e frequência cardíaca acelerada. Esses episódios duram de 5 a 20 minutos, logo após a criança pegar no sono.

Por que meu bebê tem terrores noturnos?

O terror noturno acontece por uma série de razões, incluindo:

X
banner kinedu sono
  • A falta de sono
  • Mudanças nos horários de sono
  • Febre
  • Necessidade de ir ao banheiro
  • Um barulho repentino
  • Efeitos colaterais de certos medicamentos
  • Histórico familiar de sonambulismo e terror noturno

Entendemos que os terrores noturnos podem ser estressantes para os pais, mas é importante lembrar que eles são inofensivos.

O que fazer se seu bebê tiver um episódio de terror noturno?

  • Embora possa ser desafiador, não acorde seu filho durante o episódio de terror noturno. É melhor manter a calma até o episódio acabar. Se você acordar seu filho, ele poderá se sentir desorientado ou confuso.
  • Tente não intervir a menos que seu filho esteja em perigo ou possa ser ferido por objetos ao seu redor.
  • Estabelecer uma rotina relaxante para a hora de dormir pode diminuir a chance de o terror noturno acontecer.
  • Evite provocar preocupação ou ansiedade falando sobre o incidente. Sinta-se livre para conversar a respeito disso com o seu filho, mas tente não dar a ele motivos para preocupar-se.

Lembre-se de que seu pequeno geralmente não se lembra de um terror noturno no dia seguinte e que, muitas vezes, isso é algo que vai deixar de acontecer à medida que ele crescer.

Como sempre, se você estiver preocupado com o comportamento do seu filho ou caso ele tenha problemas para dormir, consulte seu pediatra.

Artigos Relacionados

6 respostas

  1. Obrigada pela matéria, Minha neta perdeu a mãe aos 22 meses . Agora ela está com 26 meses. Elá está sempre agitada. Estou aprendendo a lidar com esta fase difícil e sei que eu e ela vamos superar tudo com amor e paciência. Vou acompanhar as publicações para me ajudar nas fases .
    Deus abençoe vcs

    1. Olá, Gilda!
      Sentimos muito pelo ocorrido e desejamos muita força e luz para vocês. Sem dúvida, com amor, paciência e dedicação vocês irão superar tudo isso. Ficamos felizes por podermos ajudar vocês nessa jornada. 😊💛✨

  2. Olá meu netinho de 4 anos,acabou d ter um episódio de terror noturno, fui pesquisar e parei aqui estou mais tranquila depois que li ,sao i horríveis as crises deseperador,vou conversar com a pediatra Dele p nos orientar obrigado

    1. Olá, Karen!
      Que bom que nosso post ajudou vocês! Esperamos que a visita ao pediatra seja ainda mais esclarecedora 😊💖

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.