Pontos chave:
1. Após uma queda: Mantenha a calma se o seu bebê cair. Procure sinais de alerta: inchaço, sangramento, perda de consciência, vômitos, desequilíbrio, choro, diferença nas pupilas.
2. Passos a seguir: Retire a roupa do bebê para verificar lesões no corpo, avalie lesões na cabeça, observe o comportamento. Se estiver preocupado, ligue para o 193 ou para um médico. Previna quedas tomando precauções como amortecer, fixar tapetes, usar portões de segurança e supervisionar de perto.
Não importa o quão cuidadosa você seja, isso pode acontecer um dia. Você olha para o lado por uma fração de segundo, e seu bebê pode cair do sofá, da cama ou do trocador. É fácil sentir-se a pior mãe de todos os tempos. No entanto, você não está sozinha. A cada ano, apenas nos Estados Unidos, 2.8 milhões de crianças vão parar no pronto-socorro por causa de ferimentos relacionados a uma queda.
Então, se o seu bebê cair, mantenha a calma. A maioria das quedas não é grave, mas você deve aprender sobre os sinais de alerta e o que fazer quando percebê-los.
Por quais sintomas devo procurar?
- Inchaço;
- Sangramento significativo;
- Perda de consciência e/ou olhos revirados;
- Tontura/Sonolência;
- Vômito;
- Perda de equilíbrio;
- Choro prolongado (por mais de uma hora);
- Choro ao ser tocado;
- Uma pupila maior do que a outra;
- Fraqueza ou falta de reação;
- Dificuldade para acordar.
O que devo fazer se meu bebê sofrer uma queda?
- Entre em contato com o seu médico ou ligue para o 193.
- Mantenha a calma e console seu bebê. Isso o ajudará a se acalmar, e permitirá que você avalie sua condição.
- Nota: Se você acha que há alguma chance de o pescoço ter sido lesionado (por exemplo, se você viu o pescoço do seu bebê torcer ou sabe que ele caiu diretamente sobre a cabeça), não o mova – isso pode causar sérias complicações. Em vez disso, ligue para o 193 e tente acalmá-lo).
- Tire as roupas do seu bebê para verificar se há vermelhidão, hematomas, inchaços ou deformidades em seu corpo. Se você não notar nenhum inchaço significativo na cabeça ou no corpo, provavelmente não há ferimentos sérios.
- Se você notar qualquer inchaço ou deformidade em qualquer parte do corpo do seu filho, ou se ele estiver mancando por algumas horas, leve-o ao pronto-socorro ou ao consultório do seu médico.
- Verifique se há ferimentos na cabeça.
- Nota: Preste muita atenção em como seu bebê se comporta depois da queda. Se não há sinais óbvios de lesão e ele está agindo normalmente, então não há muito para se fazer. No entanto, se seu bebê parecer tenso, tonto ou sonolento, ou se começar a vomitar, procure ajuda imediatamente.
- Em caso de dúvida, ligue para o 193.
- Se a queda pareceu muito grave, ou se você notar algum dos sinais mencionados acima – ligue para o 193 ou leve seu bebê para um pronto-socorro pediátrico imediatamente.
- Se a lesão não parecer particularmente grave, mas você ainda tiver dúvidas, ligue para o seu pediatra – ele dirá se você precisa ou não levar o seu bebê até o consultório ou o pronto-socorro.
É importante ressaltar que o principal elemento da prevenção é perceber que as crianças geralmente estão um passo à frente do que seus pais imaginam em relação ao seu desenvolvimento. Isso significa que você pode achar que o seu filho não é capaz de rolar – até que isso aconteça! Você pode estar trocando a fralda dele e, do nada, ele pode rolar e cair no chão. Por isso, é fundamental que os pais se previnam para evitar acidentes.
Aqui estão algumas dicas para lhe ajudar a evitar quedas ou ferimentos graves:
- Coloque protetores nas quinas dos móveis.
- Coloque antiderrapantes em todos os tapetes, ou remova-os até que eles não representem mais risco para o seu filho.
- Mantenha seu filho longe de varandas e decks elevados, e coloque portões de proteção na parte superior e inferior de cada escada.
- Mantenha cadeiras e outros móveis longe das janelas.
- Não tire o olho do seu filho e nem deixe-o sozinho quando ele estiver no trocador.
- Abaixe o colchão do seu filho assim que ele começar a ficar em pé no berço.
- Quando você estiver no supermercado, afivele seu filho no carrinho de compras.
- Use redes de proteção nas janelas. Não confie nos vidros!
Uma resposta