Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

A importância do amor

a importância do amor

Pontos chave:

  1. O amor e a estabilidade durante a primeira infância são cruciais para lidar com o estresse e moldar o futuro das crianças.
  2. O lobo frontal, especialmente a seção pré-frontal conhecida como o cérebro social, é moldado por experiências precoces e desempenha um papel vital no controle emocional, empatia e consciência das emoções dos outros.
  3. O cérebro dos bebês desenvolve conexões neurais rapidamente durante o primeiro ano, com a poda ocorrendo posteriormente, mantendo os circuitos mais usados.
  4. O estresse crônico nos primeiros anos de vida, sem o devido conforto dos cuidadores, pode levar a efeitos negativos a longo prazo no desenvolvimento cognitivo e emocional.

Toda mãe e todo pai já ouviram sobre como as primeiras experiências definem o futuro de uma criança, mas a maioria das pessoas subestima a importância do amor e da estabilidade durante a infância.

Sabemos o quão importante é criar laços com nossos pequenos. Uma grande parte da bioquímica e da estrutura do cérebro é determinada durante os primeiros meses de um bebê. Além disso, a maioria dos problemas encontrados na infância e na adolescência, como agressão, hiperatividade, depressão e baixo desempenho escolar, está relacionada às primeiras experiências.

Como nosso cérebro funciona?

Os cérebros humanos têm várias características em comum com os de outros animais. O que nos diferencia de todas as outras espécies é o lóbulo frontal do córtex cerebral, particularmente a seção pré-frontal, também conhecida como “cérebro social”.

Esta parte é responsável pelo controle emocional, pela consciência das emoções dos outros e pela empatia. Essa área não é inata ou automática como a maior parte do cérebro, e nós não nascemos com nada conectado a ela. Essa parte é consciente e maleável, e sua maior parte é moldada pelas primeiras experiências da infância. Logo após o nascimento, um bebê não possui muitas conexões neurais (sinapses), e a maioria delas é criada durante o primeiro ano de vida. É quando o cérebro tem mais dessas sinapses. Depois do primeiro ano, um processo chamado de “poda” começa, no qual somente os circuitos mais usados ​​permanecem, e os demais são perdidos.

A resposta ao estresse

As vias bioquímicas são estabelecidas principalmente durante a infância, sendo as duas mais importantes a resposta ao estresse e o sistema calmante. Um bebê fica estressado em situações em que se sente inseguro, por exemplo, ao ser separado do cuidador ou ferido fisicamente. 

X
banner kinedu desenvolvimento

O que acontece quando um bebê está estressado é que o cortisol, um hormônio, é liberado no cérebro. Nos adultos, o cortisol gera uma pequena explosão de energia que lhes permite enfrentar qualquer perigo inerente ou qualquer outro tipo de estresse. Os bebês precisam de um adulto ou de um cuidador para acalmá-los, pois são incapazes de se proteger do perigo ou do estresse.

Por esse motivo, eles ficam facilmente estressados ​​e não têm a capacidade de mitigar sua própria resposta ao estresse. É por isso que grande parte das pessoas que têm uma boa relação com os pais desenvolve resiliência e aprende a lidar com problemas sem se estressar muito

Por outro lado, se os adultos não responderem, os bebês podem desenvolver uma reação incomum ao cortisol, dificultando sua recuperação de situações estressantes e o desenvolvimento de suas habilidades para lidar com as próprias emoções quando adultos. As experiências nos primeiros estágios da vida têm o poder de mudar a química do cérebro.

Evite o estresse com amor e cuidado

O excesso de cortisol afeta a estrutura cerebral do bebê. As crianças que sofrem de estresse crônico quando bebês têm uma área pré-frontal reduzida – elas literalmente têm cérebros menores. Isso provoca mudanças em sua personalidade conforme elas crescem.

É por isso que você deve ignorar as pessoas que lhe dizem para “deixar seu bebê chorar porque ele pode ficar mimado”. Não existe um bebê mimado – pelo menos até os seis meses de idade! Atendendo a todas as suas necessidades, você estará criando uma base sólida de confiança que pode durar para sempre!

Quando se trata de crianças, você recebe o que você dá. Para ter um filho calmo, empático e emocionalmente inteligente, você deve demonstrar essas qualidades. É por isso que o amor importa, e passar tempo de qualidade com o seu filho e construir laços afetivos sólidos são fatores cruciais para o seu desenvolvimento. Para ajudar seu bebê a prosperar na vida, você deve ajudá-lo a administrar seu comportamento, prestar atenção aos sentimentos dele e atendê-lo quando ele precisar, sendo um bom modelo.

Artigos Relacionados