Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Como praticar uma comunicação positiva com seu filho

Pontos chave:

  1. Dizer sim com mais frequência pode ajudar as crianças a serem mais tolerantes em receber não como resposta.
  2. A sigla PART (Presença, Análise dos sentimentos, Resposta sensível, Confiança – em inglês, Trust) pode orientar os pais na comunicação positiva com seus filhos.
  3. Reconhecer e ter empatia pelos sentimentos da criança mostra a ela que ela é ouvida e compreendida.
  4. A comunicação positiva cria um ambiente onde as crianças se sentem confortáveis ​​para expressar os seus desejos, mas também compreendem que nem sempre conseguirão o que desejam.

Como pais, nossos filhos constantemente nos colocam em posições onde devemos dizer “não” – e por bons motivos! “Posso comer bolacha no jantar?”, “Posso desenhar na parede?”. Instintivamente nós tendemos a responder “não” de maneira automática, mas será essa a melhor resposta? Usando a comunicação positiva, podem existir outras opções que são tão claras quanto, mas que demonstram aos nossos filhos que os ouvimos e entendemos porque eles querem o que querem.

Como usar a comunicação positiva?

Primeiro, considere que o seu “não” pode ser um “sim”. Muitos pais descobriram que dizer sim com mais frequência, ajuda os filhos a se tornarem mais tolerantes quando recebem um não como resposta. Por exemplo, se seu filho quer brincar mais antes do jantar, você pode dizer “Ok, vamos brincar por mais cinco minutos, e depois nos sentaremos à mesa”. Esses minutos extras mostrarão que você ouviu o pedido dele o que, provavelmente, facilitará a transição para a mesa. Quando este tempo acabar, diga que é hora de jantar e seja bem claro e direto sobre isso. As crianças precisam de limites firmes, em um ambiente positivo e amoroso.

X
banner kinedu desenvolvimento

Você também pode considerar abordagens diferentes. Em seu livro, o Dr. Daniel Seigel e a coautora Tina Payne Bryson apresentam a sigla “PART”:

  • P: se faça Presente diante do pedido
  • A: Analise os sentimentos por trás do pedido
  • R: Responda com sensibilidade
  • T: desenvolva a Confiança (o T vem de “trust”, confiança em inglês)

Por exemplo, vocês estão se preparando para dormir depois de terminar a terceira e última história da noite, quando seu filho diz que quer ler outra história. Você pode responder: “Não, chega. Nós já lemos três histórias e agora é hora de dormir “, ou você pode usar a comunicação positiva e dizer: “Eu sei, eu quero ler outra história com você porque é divertido e eu adoro quando estamos juntos, mas eu estou bem cansado. Você também deve estar cansado, pois hoje foi um dia muito divertido! Por que você não escolhe a história de amanhã? Assim, começaremos com ela, mas agora é hora de dormir “.

Isso mostrará ao seu pequeno que você o ouve ativamente e entende porque ele quer o que lhe pediu (pois você também quer a mesma coisa). Ao colocar a comunicação positiva em prática, você criará um ambiente em que a criança sabe que pode expressar seus desejos, pois eles serão ouvidos e levados em consideração, mas que nem sempre eles poderão ser realizados. Às vezes, o simples fato de ouvir os nossos filhos os deixa mais dispostos a nos ouvir também!

Siegel, D. J., & Bryson, T. P. (2018). “YES Brain: How to Cultivate Courage, Curiosity, and Resilience in Your Child” (O Cérebro SIM: Como estimular a coragem, curiosidade e resiliência no seu filho”, em inglês). New York: Bantam.

Veritas, Dr. (2017, noviembre 10). The Power of Saying “Yes” to Your Child.

Artigos Relacionados

4 respostas

    1. Olá, Daniela! Ficamos felizes em saber que o nosso artigo ajudou, esperamos que nosso conteúdo continue acrescentando informações úteis! 💕✨

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.