X
X
menina abraçando o pai dela

O poder da comunicação positiva

2min

Ajude o seu bebê a dormir melhor.

Ajude o seu bebê a dormir melhor.

X
X

A comunicação é a base de todos os relacionamentos e da sociedade. Anteriormente, falamos sobre como praticar a comunicação positiva com seu filho. Neste artigo, falaremos sobre o impacto que isso tem no desenvolvimento dele. Desde que nasceu, seu filho observa suas ações e imita seus comportamentos, na tentativa de ser como você. Comunicar-se com intenção e de forma consciente é essencial para ajudá-lo a desenvolver sua autoestima, coragem e autoconfiança.

A comunicação positiva ocorre quando nos sentimos ouvidos e compreendidos. Nesta fase, o cérebro do seu filho está absorvendo tudo ao seu redor, fortalecendo cada vez mais as conexões neurais. Quando você é sensível e internaliza as emoções por trás do que o seu filho pede, você é capaz de ouvir o que ele quer e entender por que ele quer. Isso não apenas permite que você o entenda melhor, mas valida os sentimentos dele, demonstrando a ele que pode expressar como se sente com as pessoas ao seu redor.

X
banner kinedu desenvolvimento

Pesquisas mostram que a comunicação afeta todos os aspectos de nossas vidas. Um estudo publicado pelo International Journal of Business Communication sugere que a característica mais valiosa ao contratar alguém para um cargo é ter habilidades de comunicação positiva. No entanto, é justamente disso que muitas pessoas carecem.

Outra pesquisa descobriu que comportamentos comunicativos, como apoiar, apresentar, negociar e se comunicar positivamente, são cruciais para criar uma família feliz e saudável. O uso de outras alternativas à palavra “não” permite criar um ambiente pacífico no qual seu filho aprende, com amor, que nem sempre conseguirá o que deseja. Isso também o incentivará a comunicar seus pensamentos e emoções no futuro, fortalecendo o relacionamento entre vocês.

Quanto a comunicação positiva influencia no desenvolvimento do seu filho?

  • Ela permite enxergar o aprendizado como um processo. Usar palavras positivas para incentivar o seu filho ou concentrar-se no esforço, ao invés de comemorar a conquista da meta, ajuda a desenvolver a confiança e a capacidade de resolução de problemas do seu pequeno.
  • Ela mostra como validar as emoções e opiniões dos outros.
  • Ajuda a entender como expressar sua opinião sem atacar a de outra pessoa, uma habilidade essencial da qual seu filho precisará ao longo da vida para negociar com outras pessoas.
  • Modela a atenção plena ao escutar ou se comunicar com as pessoas ao seu redor.
  • Ajuda-o a entender e ter consciência da linguagem corporal e dos sinais não-verbais.
  • Enfatiza a importância da honestidade e ajuda seu pequeno a nomear suas emoções.
  • Demonstra como resolver conflitos sem se concentrar em vencer a discussão. Se você oferecer uma solução sensível e positiva, o ajudará a entender que, embora todos tenham opiniões diferentes, é importante que as pessoas se sintam compreendidas e ouvidas.
  • Incentiva as habilidades de raciocínio e a compreensão de como trabalhar bem com os outros.
  • Modela o respeito mútuo, a confiança e o vínculo com os outros, habilidades que o ajudarão a desenvolver relacionamentos saudáveis ​​no futuro.
  • Também demonstra como ser sensível ao invés de reagir. Ensina a ser respeitoso, manter a calma e ser positivo ao trocar pontos de vista com outra pessoa.

Se quiser saber mais sobre o desenvolvimento socioafetivo dos bebês e crianças, acesse o nosso Catálogo.

Quer receber outros conteúdos como este de graça?

Assine a nossa newsletter e faça parte da comunidade kinedu.

Artigos relacionados

Deixe seu comentário!

2 comentários em “O poder da comunicação positiva”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *