Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Falta de envolvimento

menino sentado em um banquinho

Pontos chave:

  1. A falta de envolvimento pode matar a curiosidade das crianças. Interagir com elas à medida que exploram e aprendem pode incentivá-las a continuar a explorar e a desenvolver curiosidade.
  2. O reforço positivo, como a atenção e a admiração de outras pessoas quando uma criança partilha as suas descobertas, pode incentivá-la a continuar explorando e experimentando.
  3. A disponibilidade emocional, a confiança e a criação de estrutura podem ajudar as crianças a se sentirem seguras e a desenvolverem relações fortes com os seus cuidadores, o que pode ter um impacto positivo no seu desenvolvimento global e na sua curiosidade.

Já falamos sobre a importância da curiosidade e demos algumas dicas sobre como mantê-la viva. Hoje vamos falar sobre o comportamento nocivo que afeta muito a curiosidade: a ausência ou a falta de atenção.

A descoberta e o domínio de uma ação, quando combinados, se tornam uma experiência incomparável. Os seres humanos são criaturas sociais, portanto, o reforço positivo mais importante que seu filho pode receber quando estiver explorando é a atenção. Quando ele descobrir algo, se animará e irá querer compartilhar sua descoberta com você. A admiração e o interesse que receber de outras pessoas irão deixá-lo feliz por ter feito o experimento.

Quando o seu filho está explorando, muitas perguntas surgem e ele precisa que alguém esteja ao seu lado para poder expressá-las e compartilhá-las. Resolver suas dúvidas irá estimular sua curiosidade e o ajudará a aprender informações úteis que poderá compartilhar com seus amigos ou professores no futuro. Isso também irá estimular o desenvolvimento de sua memória, o que será necessário para executar tarefas do dia a dia. Quando seu filho puder colocar suas descobertas em prática, ele também irá testar sua habilidade de resolução de problemas. Tudo isso influenciará diretamente sua capacidade de trabalhar nas áreas de ciência, matemática, raciocínio e lógica.

Estar presente

Se o seu filho sabe que há alguém que se preocupa com ele, que o apoia e o supervisiona enquanto ele brinca e explora, então ele se sentirá seguro. Tanto que estará disposto a assumir pequenos riscos e se interessar por eventos imprevisíveis. Isso é tão valioso, que irá determinar sua forma de aprender pelo resto da vida.

X
banner kinedu desenvolvimento

Quando uma criança se sente segura e tem relacionamentos significativos com seus cuidadores, ela usa melhor sua curiosidade, sente-se mais à vontade e se estressa menos. De acordo com uma pesquisa realizada pela Kaiser Insurance Company, uma criança que se sente segura tem uma base mais sólida para o seu desenvolvimento. Além disso, relações interpessoais fortes têm impactos positivos na autorregulação, nas habilidades sociais e no autocuidado.

Como fazer com que o seu filho se sinta seguro?

Para conseguir isso, é importante que você esteja emocionalmente disponível para ele. Confira estas dicas:

  • Tenha sensibilidade: Preste atenção nas necessidades do seu filho e atenda-as amorosamente. Além disso, escute-o e se esforce para compreender a origem de suas emoções e ações. Abraçá-lo quando ele estiver triste ou assustado também é uma excelente maneira de estar presente.
  • Crie uma estrutura: Ter certeza de suas rotinas irá contribuir para o bem-estar do seu filho. Se ele souber que você estará com ele na hora do jantar ou em qualquer momento que se encaixe em sua agenda, se sentirá confiante e tranquilo.
  • Seja confiável: Cumpra suas promessas. Se você disse ao seu filho que o buscaria depois do jantar, faça o possível para chegar a tempo.
  • Mantenha a calma: Não demonstrar raiva ou frustração quando estiver interagindo com o seu filho lhe ajudará muito a fortalecer seu relacionamento com ele.

Sua presença contribui para o vínculo tão importante que existe entre vocês. Dê ao seu filho a sensação de segurança, conforto, confiança e apoio, e isso certamente irá estimular sua curiosidade e seu desenvolvimento. Continue aproveitando da melhor forma estes anos tão incríveis!

Para mais informações sobre desenvolvimento, leia este artigo.

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.