Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Quando os bebês aprendem a andar?

Andar é uma habilidade que leva meses para se desenvolver.

Pontos chave:
1. Andar é uma etapa importante no desenvolvimento da criança.
2. Antes de andar, habilidades como chutar em supino e ficar de pé são cruciais.
3. Andar envolve fatores complexos como força muscular, coordenação e controle postural.
4. A melhora nas habilidades de andar é um processo gradual, influenciado pela prática e pelo ambiente.

Os pais ficam ansiosos pelo dia em que seus filhos darão seus primeiros passos. Este é um marco do desenvolvimento muito importante e emocionante! No entanto, andar corretamente não é algo que se consegue da noite para o dia, pois esta é uma habilidade que leva meses para se desenvolver.

Seu filho irá adquirir muitas habilidades, antes e depois de dar os primeiros passos, que o ajudarão a melhorar sua capacidade de andar. De fato, existem sinais dessa habilidade em recém-nascidos e bebês muito pequenos, visto que eles movem as pernas alternadamente quando estão de barriga para cima. Este movimento é chamado de chute supino, ocorre quando o bebê está animado e é semelhante ao movimento de andar na vertical. De fato, ambos seguem o mesmo padrão (estender uma perna e dobrar a outra) e usam os mesmos músculos para iniciar os movimentos!

É claro que andar significa muito mais do que apenas alternar o movimento das pernas. É por isso que ainda irá demorar um pouco até que isso aconteça. Para dar seus primeiros passos e andar cada vez melhor, o seu filho precisará de flexibilidade, coordenação dos membros, controle da postura, força muscular e motivação para ir a algum lugar. Ele também deverá aprender a adaptar-se a diferentes ambientes para aumentar sua velocidade, diminuí-la, girar e navegar pelo espaço enquanto se ajusta às mudanças na superfície, às inclinações e ao peso que carrega, tudo isso mantendo o equilíbrio!

Embora nem todas as crianças engatinhem da maneira tradicional, elas não esperam saber andar para começar a se mover! O desejo de mudar de um lugar para outro as motiva a arrastar, puxar ou impulsionar o corpo da forma que conseguem.

X
banner kinedu desenvolvimento

Chegará o momento em que seu filho pequeno desejará explorar ainda mais; Ele pode começar a experimentar se mover em pé, algo que precede a ação de andar. Todas as crianças são diferentes! No entanto, normalmente por volta dos 9 meses, elas começam a se levantar apoiando-se nos móveis ou em um adulto. Seu filho precisará de um pouco de prática para permanecer nessa posição. Depois disso, ele poderá ate permanecer em pé segurando um brinquedo ou um objeto! Mais tarde, quando estiver mais confiante, você o verá começar a se mover. Ele passará pelos móveis ou até mesmo andará quando você estiver segurando-o pelas mãos.

Finalmente (embora este ainda não seja o fim desta aventura), seu filho dará os primeiros passos sem ajuda! Isso poderá acontecer quando ele tiver cerca de 13 meses, mas leve em consideração que a faixa etária para atingir esse marco varia bastante. A princípio, seu filho poderá dar apenas alguns passos antes de perder o equilíbrio, mas ele continuará praticando! Por um tempo, seus passos serão curtos, instáveis e lentos, com as pernas afastadas para compensar a falta de controle sobre o equilíbrio.

Com o tempo e a prática, sua fluência e flexibilidade melhorarão muito, o que permitirá que ele aumente a velocidade e ande com menos esforço. Isso significa que seu filho irá adquirir habilidades mais complexas, que exigem atenção ou concentração, como andar carregarando um objeto, empurrando ou puxando um brinquedo, parar e se inclinar para pegar algo no caminho ou andar para trás.

A maioria das pesquisas indica que, normalmente, as melhorias na capacidade de andar das crianças são perceptíveis de 3 a 6 meses após os primeiros passos, e muitos estudos concordam que as crianças não andam com a mesma habilidade de um adulto até completarem 5 a 7 anos de idade. Então, continue praticando com o seu filho! A experiência é o que mais faz a diferença na capacidade de andar corretamente.

Por fim, lembre-se que todas as crianças são diferentes e que o desenvolvimento nem sempre é um processo linear. Por esse motivo, algumas crianças podem demonstrar interesse em ficar em pé e se movimentar na posição vertical antes mesmo de conseguirem engatinhar ou mover-se no chão. Algumas nem engatinham da forma tradicional! O mais importante é que seu filho se movimente e continue explorando e aprendendo com o ambiente enquanto fortalece seus músculos e melhora seu equilíbrio.

Quer algumas dicas para estimular o seu filho a andar? No aplicativo do Kinedu, você encontra diversas atividades para ajudá-lo a desenvolver suas habilidades.

Artigos Relacionados

7 respostas

  1. Interessante este artigo , pois minha filha tem 0.9 meses e ainda não se arrasta , nem se apoia pra ficar de pé , percebo pouco equilíbrio quando sentada , devo consultar algum médico? Será normal ??

    1. Oi, Tamires! Cada bebê se desenvolve em seu próprio ritmo, no entanto, a maioria dos bebês que engatinham começam a fazê-lo por volta dos 9 meses. Então não se preocupe! Pode ser que a sua pequena te surpreenda nas próximas semanas… Além disso, alguns bebês nunca engatinham e passam direto a ficar em pé e andar apoiando-se em móveis. O importante é que ela possa se movimentar e continuar explorando o ambiente. Apenas continuem passando tempo de qualidade juntas e dê a ela oportunidades para praticar suas habilidades! Ficar de bruços é muito importante, tente diariamente e faça com que seja divertido para a sua bebê! 💜🥰

    2. Fica tranquila cada bebê tem seu tempo, minha bebê sentou sem apoio uma semana antes de fazer 8 meses, com 10 meses ela se arrastava, com 11 meses ela começou a levantar e uma semana antes do aniver dela de 01 ano ela engatinhou só foi andar com 1 ano e 4 meses

      E teve o filho de uma amiga q não engatinhou com 1 ano e 2 meses andou
      Procure insentivar ele ficar no tapete de atividade com os brinquedinhos espalhados para ele ter a curiosidade de ir até o brinquedo

      Um conselho a ansiedade dos pais parece que atrasa ainda mais o processo digo por experiência propria

      1. É verdade, Tamires: cada bebê tem seu tempo e se desenvolve da sua própria maneira. Mas se a mamãe estiver preocupada com algum possível atraso, nossa recomendação é conversar com o pediatra.

  2. Meu netinho tem 10 meses ainda nao equibra seu corpo mas quer andar, pedi pra andar e quer sair correndo. Como ajudar a melhorar seu equilibrio??

    1. Olá, Roselandia!
      Você pode encontrar diferentes atividades sobre esse tema em nosso Catálogo, no nosso app, na seção Primeiros Passos, ou até mesmo acessar as seções Engatinhar ou Ficar em Pé, pois esses são os precursores da caminhada e você pode usar as atividades dessas categorias para praticar com o seu neto. Você também pode tentar colocar objetos um pouco mais longe, ou talvez em cima de móveis que sejam seguros e não caiam. Lembre-se de que todo bebê se desenvolve no seu próprio ritmo, especialmente se ele nasceu mais cedo do que o previsto. Pouco a pouco o seu neto dará os primeiros passos e não há nada com que se preocupar agora! Acima de tudo, aproveitem as atividades juntos. 💙🌻

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.