Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

A habilidade para jogar um objeto e o desenvolvimento motor

Pontos chave:

  1. As habilidades motoras grossas, como jogar uma bola, se desenvolvem por volta dos 48 meses.
  2. O ato de jogar algo indica força muscular, equilíbrio e coordenação.
  3. As crianças evoluem de lançamentos simples para movimentos mais complexos até os 48 meses.
  4. Incentive o desenvolvimento de habilidades dividindo a tarefa em etapas e proporcionando oportunidades para praticar.

A Academia Americana de Pediatria (AAP) afirma que, por volta dos 48 meses de idade, as crianças em idade pré-escolar estão desenvolvendo a coordenação motora grossa necessária para jogar uma bola sobre suas cabeças usando as duas mãos e seus corpos para impulsionar o objeto. A habilidade de lançar um objeto pode parecer menos importante para você do que aprender a andar ou pegar coisas, mas é um bom indicador do desenvolvimento e da força muscular, além de mostrar o quanto de controle e equilíbrio a criança tem quando se movimenta. Também demonstra o quanto ela está envolvida com o ambiente ou o quão bem coordena os membros para executar ações opostas simultaneamente.

X
banner kinedu desenvolvimento

Vamos analisar como o seu filho desenvolve a habilidade de lançar uma bola. Aos 24 meses de idade, ele consegue jogar objetos pequenos e leves (como uma bola de tênis) para frente usando as mãos acima ou abaixo dos ombros. Aos dois anos, ele arremessará um objeto a um metro de distância, enquanto, aos 30 meses, terá desenvolvido força suficiente para jogá-lo a dois metros de distância. Aos 42 meses, o seu filho será capaz de jogar uma bola de tênis a três metros de distância e usar movimentos mais complexos, como mover os braços de cima para trás para impulsionar o objeto e girar o tronco seguindo o movimento. Finalmente, aos 48 meses, ele conseguirá mover os braços e pernas para preparar o movimento e, em seguida, lançar a bola.

Se quiser ajudá-lo a exercitar essa habilidade física mais complexa, ofereça muitas oportunidades para praticá-la. Quebrar o movimento em várias etapas independentes facilitará as coisas. Por exemplo, para arremessar, é necessário levantar a bola sobre a cabeça, manter o equilíbrio, segurar a bola em diferentes posições dos braços e fazer o lançamento. No fim, elogie os esforços e o progesso do seu filho.

Artigos Relacionados