Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

A importância da atividade física para as crianças

Pontos chave:

  1. A atividade física é crucial durante a infância, pois otimiza a resistência óssea durante o crescimento e traz benefícios imediatos para o desenvolvimento das crianças.
  2. Ossos e músculos crescem em densidade e tamanho durante as primeiras duas décadas de vida, e até 90% da massa óssea é adquirida durante a adolescência.
  3. A atividade física estimula a formação e a reabsorção óssea, aumentando a massa óssea e desenvolvendo ossos mais fortes.
  4. Incentivar a atividade física antes da puberdade pode melhorar a densidade da massa óssea e os benefícios podem ser mantidos por mais de seis meses após a interrupção do programa de atividade física.

Sabemos que praticar uma atividade física regularmente é muito importante e que, literalmente, nunca é cedo demais para começar. De fato, é muito importante que as crianças se exercitem, pois isso fortalece os ossos durante o crescimento. Pesquisas sobre os benefícios da atividade física sempre relatam que ela está relacionada à força muscular e óssea, mas também promove uma boa saúde óssea ao longo da vida. Da mesma forma, sabe-se que a atividade física tem benefícios imediatos no desenvolvimento infantil, como, por exemplo, o componente social distinto que existe nos jogos de luta e perseguição.

X
banner kinedu desenvolvimento

Os ossos e os músculos do seu filho são a estrutura dele para o crescimento. O esqueleto aumenta em densidade e tamanho durante as duas primeiras décadas de vida. De acordo com os Institutos Nacionais de Saúde, até 90% da massa óssea é adquirida durante a adolescência. Quão fortes serão os ossos de uma pessoa dependerá da soma de muitos fatores ambientais, genéticos e comportamentais. As duas coisas mais importantes que podemos fazer para manter os ossos saudáveis é comer alimentos nutritivos e nos exercitar diariamente, porque, como os músculos, os ossos são fortalecidos com o uso.

Os ossos melhoram com a atividade física porque dentro deles há uma rede de células chamadas de “osteócitos”, que conseguem detectar quando o esqueleto está realizando algum esforço. O exercício representa um estresse benigno para o corpo. Quando é detectado, as células ósseas estimulam a formação e a reabsorção do tecido ósseo, aumentando a densidade óssea e, portanto, fortalecendo os ossos. De acordo com o Dr. Michael Levine, da Escola de Medicina Perelman da Universidade da Pensilvânia, vários estudos associam atividade física com densidade óssea e provam que crianças atletas têm ossos maiores, mais densos e mais fortes durante o crescimento. No entanto, foi comprovado que mesmo exercícios moderados, como uma hora diária de atividade física ou de brincadeiras, melhoram a densidade e a força óssea de crianças em desenvolvimento, e os benefícios perduram até o início da idade adulta.

Pesquisadores da Universidade de Bristol, no Reino Unido, estudaram os hábitos de atividade física de 4.457 crianças, e descobriram que o exercício regular não apenas controlava os tecidos adiposos, mas também influenciava diretamente no aumento da densidade óssea. Eles também descobriram que o momento da vida em que o exercício é realizado é crucial: a atividade física iniciada antes da puberdade mostrou uma melhora na densidade óssea. E o melhor, esses benefícios continuaram por mais de seis meses após a suspensão do programa de atividade física.

A moral da história é: nunca é cedo demais para incentivar bons hábitos de exercício em crianças, como dançar, gostar de atividade física, brincar com os amigos ou explorar espaços ao ar livre. Isso trará benefícios vitalícios para a saúde do seu filho.

Artigos Relacionados