Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

A importância da música na primeira infância

Pontos chave:

  1. A pesquisa da professora Susan Hallam destaca a importância das habilidades musicais durante e após a primeira infância e além, através do processo de “transferência de conhecimento”.
  2. “Transferência de conhecimento” significa que desenvolver uma habilidade pode influenciar positivamente outras habilidades ou domínios relacionados.
  3. A exposição precoce à música, mesmo que seja apenas ouvindo, beneficia a vida das crianças por aprimorar habilidades perceptivas, alfabetização, coordenação e raciocínio.
  4. Compartilhar e desfrutar da música com seu filho contribui para o desenvolvimento de várias maneiras.

Desde os anos 90, a professora de psicologia Susan Hallam, da University College London, estuda como as habilidades musicais estão relacionadas a outras habilidades, principalmente durante momentos críticos do desenvolvimento infantil. Seus estudos defendem a importância das habilidades musicais durante e após a infância, e são baseados no processo de “transferência de conhecimento”. Isso se refere ao fenômeno de que, se duas ou mais atividades compartilham muitas habilidades subordinadas ou conexões cerebrais, quando a pessoa aperfeiçoa uma determinada habilidade, ela influencia outras habilidades ou áreas do desenvolvimento. O exemplo mais citado é o do processamento automático da música e da linguagem: usamos as mesmas conexões neurais para ler e entender notas musicais e letras. Nós também podemos transferir nossas habilidades de uma maneira mais reflexiva e consciente, como quando ouvimos uma música emotiva e a usamos para processar nossos sentimentos, ou quando gostamos tanto de um álbum, que exercitamos a memória para decorar as letras das músicas.

X
banner kinedu desenvolvimento

As descobertas de Hallam sugerem que entrar em contato com a música desde cedo, mesmo que seja apenas ouvindo, traz benefícios a longo prazo na vida das crianças. Desenvolver as habilidades musicais do seu filho promoverá as habilidades de percepção, a alfabetização, a coordenação motora grossa, a coordenação corporal e o raciocínio conceitual. Além de ser divertido, quando você e o seu filho compartilham uma música da qual gostam, cantam juntos ou dançam no ritmo de uma música, ele também está exercitando múltiplos aspectos do desenvolvimento!

Você pode ler o artigo completo mencionado acima neste link:
http://www.laphil.com/sites/default/files/media/pdfs/shared/education/yola/susan-hallam-music-development_research.pdf

Artigos Relacionados