Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

A importância de escutar seu filho ativamente e como fazer isso

Pontos chave:

  1. A comunicação eficaz molda a personalidade da criança e futuros relacionamentos.
  2. A escuta ativa é crucial para o desenvolvimento social e emocional da criança.
  3. A escuta reflexiva ajuda a entender e validar os sentimentos e pensamentos da criança.
  4. Demonstre interesse genuíno e evite distrações para incentivar a criança a se expressar livremente.

Finalmente, seu filho superou a “crise dos dois anos” e chegou aos três ou quatro anos. Neste estágio do desenvolvimento, ele começará a ter amigos e se relacionar com as pessoas, aprendendo a interagir com pessoas de fora da família (colegas, professores, outras crianças, cuidadores, etc.), e começará a expressar emoções, necessidades e a dizer o que gosta e o que não gosta, usando suas novas habilidades linguísticas. Aos poucos, mas de forma assertiva, essa comunicação irá desenvolver a personalidade dele, e estabelecerá as bases para futuras relações, o estilo de comunicação e a identidade.

Por isso, a comunicação com o seu filho será vital para um bom desenvolvimento socioafetivo. A Academia Americana de Pediatria (AAP) enfatiza que saber como receber a mensagem que seu filho está lhe enviando é a parte mais importante do processo de comunicação. Este artigo ressalta a escuta ativa, que precisa ser oferecida a crianças pré-escolares.

X
banner kinedu desenvolvimento

Toda comunicação pode ser considerada um canal bidirecional: não apenas o destinatário da mensagem está recebendo algo! Em toda troca comunicativa, o falante também recebe uma mensagem implícita sobre o que ele está dizendo. Essa mensagem é transmitida por meio da linguagem corporal, sintonização e feedback positivo ou negativo do ouvinte. Quando você escuta ativamente, seu filho recebe sinais de que o que ele está dizendo é importante, e que você está sendo receptivo ao que ele está expressando.

A escuta ativa ajudará o seu filho a entender melhor os próprios sentimentos, e fortalecerá o relacionamento entre vocês, além de ajudá-lo a se valorizar e ser mais autoconfiante. Aqui estão algumas recomendações sobre como exercitar isso com o seu filho:

– Experimente a audição reflexiva. Ou seja, resuma e retorne a mensagem que o seu filho está lhe contando. É importante que você não apenas repita o que ele disse, mas também que use suas habilidades socioafetivas mais avançadas para explicar o que ele está tentando lhe dizer. Você pode nomear as emoções presentes na conversa e sugeri-las a ele, dizendo “eu acho que você se sente feliz / triste / irritado / cansado”.

– Demonstre interesse. Quando o seu filho lhe disser alguma coisa, evite distrair-se com o celular ou o jornal e dedique toda a sua atenção a ele. Mostre o seu interesse mantendo contato visual e fazendo gestos.

– Incentive o seu filho a continuar falando. Interaja com a história, mas não o interrompa, critique ou apresse.

Artigos Relacionados