X
X

A importância de escutar seu filho e como fazer isso

Ajude o seu bebê a dormir melhor.

Ajude o seu bebê a dormir melhor.

X
X

Finalmente, seu filho superou a “crise dos dois anos” e chegou aos três ou quatro anos. Neste estágio do desenvolvimento, ele começará a ter amigos e se relacionar com as pessoas, aprendendo a interagir com pessoas de fora da família (colegas, professores, outras crianças, cuidadores, etc.), e começará a expressar emoções, necessidades e a dizer o que gosta e o que não gosta, usando suas novas habilidades linguísticas. Aos poucos, mas de forma assertiva, essa comunicação irá desenvolver a personalidade dele, e estabelecerá as bases para futuras relações, o estilo de comunicação e a identidade.

Por isso, a comunicação com o seu filho será vital para um bom desenvolvimento socioafetivo. A Academia Americana de Pediatria (AAP) enfatiza que saber como receber a mensagem que seu filho está lhe enviando é a parte mais importante do processo de comunicação. Este artigo ressalta a escuta ativa, que precisa ser oferecida a crianças pré-escolares.

Toda comunicação pode ser considerada um canal bidirecional: não apenas o destinatário da mensagem está recebendo algo! Em toda troca comunicativa, o falante também recebe uma mensagem implícita sobre o que ele está dizendo. Essa mensagem é transmitida por meio da linguagem corporal, sintonização e feedback positivo ou negativo do ouvinte. Quando você escuta ativamente, seu filho recebe sinais de que o que ele está dizendo é importante, e que você está sendo receptivo ao que ele está expressando.

X
banner kinedu desenvolvimento

A escuta ativa ajudará o seu filho a entender melhor os próprios sentimentos, e fortalecerá o relacionamento entre vocês, além de ajudá-lo a se valorizar e ser mais autoconfiante. Aqui estão algumas recomendações sobre como exercitar isso com o seu filho:

– Experimente a audição reflexiva. Ou seja, resuma e retorne a mensagem que o seu filho está lhe contando. É importante que você não apenas repita o que ele disse, mas também que use suas habilidades socioafetivas mais avançadas para explicar o que ele está tentando lhe dizer. Você pode nomear as emoções presentes na conversa e sugeri-las a ele, dizendo “eu acho que você se sente feliz / triste / irritado / cansado”.

– Demonstre interesse. Quando o seu filho lhe disser alguma coisa, evite distrair-se com o celular ou o jornal e dedique toda a sua atenção a ele. Mostre o seu interesse mantendo contato visual e fazendo gestos.

– Incentive o seu filho a continuar falando. Interaja com a história, mas não o interrompa, critique ou apresse.

Quer receber outros conteúdos como este de graça?

Assine a nossa newsletter e faça parte da comunidade kinedu.

Artigos relacionados

bilinguismo

O bilinguismo e o cérebro

Muitos pais conhecem os benefícios que o aprendizado de mais de um idioma pode ter no futuro de uma criança.

Deixe seu comentário!

1 comentário em “A importância de escutar seu filho e como fazer isso”

  1. Pingback: Terrible two: entenda melhor essa fase infantil! - Kinedu Blog

Comentários encerrados.