Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Por que o controle das mãos e dos dedos é tão importante?

Pontos chave:

  1. O controle das mãos e a força dos dedos são essenciais para o desenvolvimento do seu filho.
  2. Habilidades motoras finas, incluindo posicionamento e isolamento dos dedos, são fundamentais para muitas tarefas diárias.
  3. Essas habilidades também promovem concentração, atenção e memória.
  4. Ofereça oportunidades para que seu filho manipule brinquedos e objetos a fim de fortalecer essas habilidades.

Quando seu filho for capaz de manipular objetos, utensílios ou outras ferramentas para completar uma tarefa, estará demonstrando o controle da mão e a força nos dedos. Realizações mais dramáticas, como aprender a engatinhar, ficar em pé e andar, são fáceis de apreciar durante os primeiros anos do seu filho. Mas durante esses meses, os pequenos músculos das mãos e dedos dele também lhe darão bases para o desenvolvimento cognitivo, social e emocional.

Pouco a pouco, seu filho vai de pegar um chocalho com a mão inteira até segurar pequenos objetos, usar um puxador para abrir uma gaveta e manipular brinquedos com partes móveis. Todas essas ações exigem habilidades como força, posicionamento e uso independente dos dedos. Para realizar as tarefas mencionadas acima, as crianças devem aprender a criar fricção sobre o objeto que estão pegando, enquanto exercem pressão sobre ele para evitar derrubá-lo.

X
banner kinedu desenvolvimento

Enquanto seu filho participa dessas atividades, ele também desenvolve concentração, atenção e memória. Quando ele pega objetos pequenos com os dedos, se concentra em segurá-los por tempo suficiente e sem distrações para colocá-los em um recipiente e repetir a tarefa. A consciência corporal também é importante para esse processo. Seu filho deve saber onde seus dedos estão, como ele deve posicioná-los e movê-los e quanta pressão ele deve exercer com cada um deles. Em suma, a coordenação das mãos e os processos cognitivos trabalham juntos quando ele manipula objetos.

Embora pareça óbvio, a melhor maneira de estimular essas habilidades é dar ao seu filho muitas oportunidades de manipular todos os tipos de brinquedos e objetos (desde que não sejam perigosos). Rasgar papel, virar páginas de um livro, abrir gavetas e portas e brincar com blocos de brinquedo reforçará e continuará a desenvolver o controle das mãos e dos dedos do seu filho.

Com o tempo e a prática, você verá como ele usa essas habilidades em diferentes tarefas de autocuidado, como vestir-se, escovar os dentes, amarrar cadarços ou abrir a própria lancheira. Também influenciará habilidades cognitivas, como prestar atenção em uma tarefa acadêmica ou demonstrar capacidade intelectual durante uma avaliação.

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.