Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

O que é memória de trabalho?

Pontos chave:

  1. A memória de trabalho é importante para tarefas mentais de curto prazo e nos permite reter informações em nossa mente.
  2. As áreas exatas do cérebro envolvidas na memória de trabalho são complexas e podem variar dependendo das características da tarefa em questão.
  3. A memória de trabalho está intimamente relacionada às habilidades de atenção de uma pessoa.
  4. Os avanços das crianças na memória de trabalho durante os primeiros anos de vida lhes permitirão lembrar e completar tarefas que envolvem vários passos, e os pais podem envolver os seus filhos em jogos que envolvam tarefas de curto prazo para desenvolver ainda mais a sua memória de trabalho.

A memória de trabalho, como o próprio nome diz, é a capacidade cognitiva que nos permite manter certas informações em nossa mente durante o tempo necessário para executar uma tarefa mental. Graças a isso, podemos acessar facilmente informações quando pensamos ou fazemos algo a curto prazo. Como você pode imaginar, a memória de trabalho é indispensável para tudo, até mesmo para as tarefas mais simples, porque, sem ela, perderíamos o fio do que estávamos fazendo no meio de uma atividade. Dirigir, responder uma mensagem de texto ou cozinhar seriam ações impossíveis sem a memória de trabalho do nosso cérebro.

X
banner kinedu desenvolvimento

Os cientistas ainda não foram capazes de identificar as áreas exatas do cérebro onde a memória de trabalho está localizada. No entanto, eles sabem que usamos muitas partes do córtex pré-frontal, a parte do cérebro que está logo atrás da testa. Parte das dificuldades que os pesquisadores enfrentam quando estudam a memória de trabalho é a complexidade. Dependendo das características da tarefa que está sendo executada, o cérebro ativa diferentes áreas do cérebro para ajudar a reter informações relevantes, sejam elas visuais, auditivas, sensoriais, etc. Entre outras, a médica neurocientista Anne Berry, do Laboratório Jagust, da Universidade de Berkeley, sugere em suas publicações que a memória de trabalho está intimamente relacionada à capacidade de atenção das pessoas. Essa relação é tão intuitiva que, por razões práticas, muitos psicólogos consideram a memória e a atenção como um todo indivisível.

De acordo com a Academia Americana de Pediatria (AAP), o impressionante progresso cognitivo do seu filho durante os primeiros anos de vida, incluindo o desenvolvimento da memória de trabalho, permitirá que ele se lembre e complete tarefas que exigem vários passos quando ele estiver próximo de completar três anos. Isso também significa que, nessa idade, você já pode propor atividades que exigem várias tarefas a curto prazo: desenhar, ler uma história juntos com a participação dele na narrativa, projetar jogos imaginários mais complexos, etc. Considere que a memória de trabalho do seu filho é como uma nota adesiva que o cérebro escreve e deixa à vista. Isso permitirá que você mantenha algo em mente e, em seguida, decida se essa informação é relevante o suficiente para ser armazenada na memória de longo prazo.

Artigos Relacionados