X
X

A música pode beneficiar mais do que a leitura?

Ajude o seu bebê a dormir melhor.

Ajude o seu bebê a dormir melhor.

X
X

A música tornou-se uma parte natural do crescimento e do desenvolvimento infantil. Além de ter o poder de impulsionar a aprendizagem, ela demonstrou oferecer vários benefícios ao longo da vida. A música estimula todas as áreas de desenvolvimento e habilidades de uma criança, como as áreas cognitiva, socioafetiva, motora, linguística, e também a alfabetização. Expor seu filho à música desde cedo o ajudará a aprender os sons e os significados das palavras. Resumindo: a música ajuda a mente e o corpo a trabalharem juntos como uma equipe.

Conhecer os benefícios da música é importante para o desenvolvimento do seu filho – no entanto, isso não significa que você deva investir todo o seu dinheiro em coletâneas musicais, ou que deva matricular seu filho de 3 anos em aulas de violino. A música pode ajudar a estimular a inteligência e promover a felicidade das crianças, e fazer isso é mais simples do que você imagina: ao inventar músicas com o seu filho, você já estará contribuindo com o seu desenvolvimento.

Um novo estudo descobriu que inventar músicas de maneira informal com as crianças frequentemente pode gerar benefícios ainda melhores do que os da leitura, mas há um requisito importante: a produção musical precisa ser conjunta. Ao invés de simplesmente tocar músicas para seus filhos, os pais devem se envolver no processo, criando um experimento social divertido.

Em uma análise de dados gerados a partir de um estudo envolvendo mais de 3.000 crianças, uma equipe da Universidade de Queensland analisou as ligações entre a educação musical informal de crianças pequenas e seus impactos cognitivos e socioafetivos. A equipe descobriu que a música informal produzida em casa pelas crianças de 2 a 3 anos de idade e seus pais pode fazer com que, aos 5 anos de idade, elas tenham melhores habilidades matemáticas, sociais, linguísticas, de atenção e de regulação das emoções.

X
banner kinedu desenvolvimento

Atividades musicais simples e divertidas podem ter um enorme impacto no desenvolvimento das habilidades matemáticas e linguísticas. Para ajudar seu filho com isso, você pode tentar improvisar uma música de contar os números ou compor novas rimas para músicas que ele já conheça.

O verdadeiro poder da brincadeira musical reside na mistura única de criatividade, som e interação entre você e o seu filho – a aprendizagem é fortalecida por sua base em um relacionamento emocional positivo e empático. Essa pesquisa convida os pais a se concentrarem em criar músicas com seus filhos, usando qualquer ferramenta que esteja à mão.

Quer receber outros conteúdos como este de graça?

Assine a nossa newsletter e faça parte da comunidade kinedu.

Artigos relacionados

Deixe seu comentário!