Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

A relação entre a postura da criança e suas habilidades manuais

Pontos chave:
1. Entre 3 e 4 anos de idade, as crianças dominam as habilidades motoras grossas e o controle postural.
2. Podem manter uma postura estável ao sentar-se, ficar de pé e começar a andar, correr e pular.
3. Habilidades motoras finas, como movimentos precisos com as mãos, se tornam mais complexas por volta dos 36 meses de idade.
4. O controle postural e as habilidades manuais estão intimamente relacionados e interconectados, influenciando mutuamente o desenvolvimento.

Entre os três e os quatro anos de idade, o seu filho já domina muitas posturas e controla a coordenação motora grossa. Ele é capaz de manter uma postura estável quando está sentado ou em pé e até se aventura a andar, correr ou pular. De acordo com a Academia Americana de Pediatria (AAP), as crianças a partir dos 36 meses desenvolvem o controle muscular e as habilidades cognitivas necessárias para exercitar a coordenação motora fina mais complexa, como os movimentos precisos das mãos. Estas duas habilidades podem parecer completamente independentes: uma exercita a locomoção ou o controle do tronco, e outra regula as ações das mãos (como o movimento de pinça, pegar pequenos objetos ou ser capaz de segurar um lápis ergonomicamente). No entanto, o controle da postura e as habilidades manuais estão muito relacionadas!

X
banner kinedu desenvolvimento

Se você observar o seu filho enquanto ele executa tarefas manuais precisas, verá que ele precisa estar sentado ou em pé, de modo que possa desenhar, escrever ou brincar em uma superfície plana. Esta é a maneira mais fácil de observar a conexão que existe entre a postura e os movimentos das mãos. Em 2014, uma equipe de psicólogos da Universidade de Leeds, no Reino Unido, publicou um artigo na revista Experimental Brain Research, no qual estudaram essa relação. Eles observaram a estabilidade ao sentar e as habilidades manuais de crianças pré-escolares, e descobriram que essas duas capacidades estão fortemente associadas. O artigo estabelece que, após os três anos de idade, independentemente da idade, a postura da criança consiste em até 10% das ações necessárias para realizar atividades manuais.

Embora estejamos medindo o desenvolvimento das crianças observando habilidades específicas em uma determinada área do desenvolvimento, essas descobertas mostram que, de fato, muitas habilidades estão interconectadas, e que estimular uma delas em particular beneficiará muitas outras! Então, da próxima vez que for estimular o seu filho a desenvolver alguma habilidade, lembre-se de que os esforços ajudam muitas outras áreas simultaneamente.

Artigos Relacionados