X
X

A primeira viagem para a praia com o seu bebê

Ajude o seu bebê a dormir melhor.

Ajude o seu bebê a dormir melhor.

X
X

Sabemos que a ideia de levar o seu bebê para a praia pela primeira vez pode ser excitante e, ao mesmo tempo, angustiante.

A primeira vez de um bebê na praia é uma experiência completa. Estar bem preparada fará com que seja um momento inesquecível.

Neste artigo, você encontrará dicas e truques para ajudá-la a se preparar para sua viagem, bem como o que esperar dela.

Areia é bom, mas não muito

O contato com a areia pode ser uma experiência positiva para você e para o seu bebê. Novas texturas serão apresentadas a ele, e seu tato será estimulado. Mas tenha cuidado: a areia pode entrar nos olhos e na boca do seu bebê, e até irritar sua pele. Para evitar que isso aconteça, certifique-se de colocar uma toalha ou um cobertor grande na areia. Deixe seu bebê ficar no centro da toalha ou do cobertor com alguns brinquedos e lanchinhos. Assim, ele ficará longe das bordas e menos exposto à areia.

Se você deixá-lo brincar na areia, fique de olho nele para ter certeza de que ele não irá colocar areia na boca ou esfregá-la no rosto. Se a areia entrar na boca do seu bebê, lave com água e use os dedos para tentar limpar o máximo possível. Se a areia entrar nos olhos dele, lave com água, mas nunca esfregue e nem deixe-o esfregar, pois isso pode causar mais danos.

Supervisione

As coisas podem acontecer em um piscar de olhos, e você precisa ficar alerta na praia. Isso não significa que seu bebê não pode ou não deve se divertir com o mar. Ele vai amar a água! Leve-o até o mar e coloque seus pezinhos dentro da água para que ele explore. Apenas seja cautelosa – nunca deixe seu bebê sozinho perto da água, nem por um segundo!

Mantenha-o hidratado

Seja qual for o alimento que seu bebê esteja comendo, certifique-se de ter bastante água fresca e outros líquidos à mão. Água extra também vem a calhar, para o caso de entrar areia na boca ou nos olhos dele. Se você o amamenta, ofereça mamadas extras e beba bastante líquido também.

Proteja-o do sol

X
banner kinedu saúde

Mesmo que o tempo esteja nublado, a pele delicada do seu bebê ainda pode queimar – por isso, é fundamental protegê-la. Se seu bebê tiver menos de seis meses, mantenha-o longe do sol e fique na sombra.

A Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) e a Fundação contra o Câncer de Pele recomendam não usar protetor solar em bebês com menos de seis meses de idade. A SBP não recomenda a exposição solar prolongada (praia, piscina) e considera que 15 minutos duas ou três vezes por semana, sem o uso do filtro solar, são suficientes para manter os níveis adequados de vitamina D.

Tenha em mente que, para um bebê pequeno, a melhor proteção solar será mantê-lo longe do sol o máximo possível. Coloque roupas que cubram a maior parte de sua pele, mas que tenham tecidos bem leves, para que ele não fique com calor, e saiba dosar o tempo de exposição ao sol. Fique longe do sol no horário de pico – entre 10h e 16h.

Leve sua câmera

Você vai querer ter fotos desta viagem. Se prepare. Se você achar necessário, arrume uma câmera à prova d ‘água ou uma filmadora. Se seu celular tem uma boa câmera, isso já é suficiente. Apenas lembre-se de capturar esses momentos. Você vai querer recordá-los no futuro.

Ouça as necessidades do seu bebê

Por fim, não fique frustrada se as coisas não saírem exatamente como você planejou!

Seu bebê pode levar alguns dias para se acostumar com o sol, o mar e a areia. Se você notar que ele está desconfortável, fique menos tempo na praia do que você havia planejado, e tente novamente no dia seguinte. Talvez você tenha conhecido bebês que ficaram fascinados quando foram pela primeira vez à praia, e esteja esperando a mesma experiência com o seu bebê. Lembre-se de que cada bebê é diferente, e que suas reações serão também.

O mais importante é que seu bebê aproveite a viagem e a sua companhia, mesmo que não seja exatamente da forma que você planejou.

Esperamos que você e seu bebê aproveitem a primeira viagem dele à praia!

Quer receber outros conteúdos como este de graça?

Assine a nossa newsletter e faça parte da comunidade kinedu.

Artigos relacionados

bilinguismo

O bilinguismo e o cérebro

Muitos pais conhecem os benefícios que o aprendizado de mais de um idioma pode ter no futuro de uma criança.

Deixe seu comentário!

1 comentário em “A primeira viagem para a praia com o seu bebê”

  1. Pingback: 6 dicas para as férias de verão com bebês e crianças - Kinedu Blog

Comentários encerrados.