Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

6 dicas para as férias de verão com bebês e crianças

férias de verão - mãe com crianças na piscina

Ah, o verão! Há quem ame a estação e quem a odeie, mas uma coisa é certa: a estação está chegando, e as férias, também! Neste artigo, daremos algumas dicas de atividades para fazer com os pequenos nas férias de verão, bem como de cuidados especiais que a estação exige. Vamos lá?

Segurança

A segurança dos pequenos é um dos sinais de que as suas férias serão bem aproveitadas! Confira algumas dicas para garanti-la:

Proteção solar para bebê

Segundo a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) e a Fundação contra o Câncer de Pele, o uso de protetor solar não é recomendado em bebês com menos de seis meses. Evitar a exposição prolongada ao sol também é importante. Você pode fazer isso com um chapéu e roupas que cubram a maior parte da pele do seu bebê, mas que tenham tecidos leves, para que o corpinho dele não superaqueça.

Lembre-se que evitar o horário de pico do sol – das 10h às 16h – é fundamental não só para os pequenos, mas também para os adultos.

Com quantos meses o bebê pode ir à praia?

Como a recomendação é que o uso do protetor solar seja usado somente a partir dos 6 meses de idade, o ideal é que a ida à praia não ocorra antes disso.

Repelente para bebê 

Se você for viajar com o seu filho para um lugar que tenha muitos mosquitos, vale levar um repelente de insetos adequado à idade dele.

Bebês com menos de 6 meses não devem usar repelentes tópicos. Se você tem um bebê que está nessa faixa etária, o melhor mesmo é usar repelentes físicos ou ambientais, como mosquiteiros, telas mosquiteiras e velas de andiroba ou citronela.

A partir dos 6 meses, você pode usar um repelente à base de IR3535. E, a partir dos 2 anos, os repelentes à base de DEET ou icaridina já podem ser usados.

X
banner kinedu saúde

Lembre-se de não aplicar o repelente em assaduras ou queimaduras e perto dos olhos ou da boca. Se o seu filho costuma chupar os dedos, evite também usar o produto nas mãos dele.

Leia também:

Segurança na água

Se vocês forem à praia, rio, lago ou a algum lugar que tenha piscina, mantenha o seu filho ao alcance dos braços e sob a sua supervisão o tempo todo. Lembre-se de usar braçadeiras infláveis ou coletes de segurança e de ficar sempre em um lugar que seja seguro para o seu pequeno.

Se o seu filho já anda por aí, é importante não deixar que ele fique perto da água sem a supervisão de um adulto. No caso da piscina, é possível colocar uma cerca em volta dela com um portãozinho.

Atividades para as férias de verão

Nem só de viagens são feitas as férias de verão! É possível, sim, se divertir com o seu filho em casa ou no seu bairro e aproveitar o melhor da estação. Veja essas dicas:

Brincar com a água

Brincadeiras na água ajudam o seu filho a se refrescar e podem transformar o banho em um momento muito divertido! Você pode ler historinhas, usar brinquedos de banho, brincar com texturas diferentes, usar copos de plástico para derramar a água e estimular a compreensão de causa e efeito… São muitas as possibilidades!

Passeios ao ar livre

Você sabia que incentivar o seu filho a se conectar com a natureza pode trazer grandes benefícios para ele? Além de ativarem a vitamina D e despertarem a curiosidade e o amor à natureza no seu pequeno, os passeios ao ar livre estimularão os sentidos dele e farão com que ele respire ar puro, gaste energia com brincadeiras físicas e explore novas maneiras de brincar.

Você pode descrever para ele os elementos da natureza (como folhas, galhos e flores) para estimular as habilidades linguísticas; brincar com bolhas de sabão para entreter o seu bebê enquanto ele fica de bruços; pular, correr ou jogar bola com ele, se ele já tiver estas habilidades. Leve o seu filho até um parque ou uma praça e divirtam-se!

Se quiser outras dicas de brincadeiras para fazer com o seu pequeno nas férias de verão, acesse o catálogo do Kinedu e filtre as atividades pela idade dele. Boas férias!

Artigos Relacionados

Uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.