X
X

A primeira visita ao dentista e a higiene dental em casa

Ajude o seu bebê a dormir melhor.

Ajude o seu bebê a dormir melhor.

X
X

Apesar de os dentes das crianças não serem permanentes – eles irão cair eventualmente – é muito importante cuidar deles assim que começam a aparecer. Os dentes do seu bebê formarão sua boca, o ajudarão a mastigar bem e a falar com clareza.

Geralmente, os primeiros dentes que aparecem são os dois centrais inferiores. O primeiro dente pode nascer quando seu bebê tem entre 6 e 10 meses de idade. Assim que isso acontecer, esse dente precisará de atenção e cuidados especiais.

Você pode estar se perguntando se precisa levar o seu bebê ao dentista desde o aparecimento do primeiro dente. Especialistas têm muitas opiniões diferentes sobre isso. No entanto, eles concordam que, antes de completar um ano, seu bebê deve ter sua primeira consulta. Com isso em mente, você pode optar por tomar precauções em casa antes de levar seu bebê ao dentista.

Como eu cuido dos dentes do meu bebê em casa?

X
banner kinedu saúde
  • Quando o primeiro dente aparecer, compre uma escova de dente específica para bebês, certificando-se de que as cerdas sejam bem macias.
  • Para escovar os dentes dele, use um pingo de creme dental com flúor (não maior que um grão de arroz).
  • Passe a escova de dente delicadamente pela boca do seu filho, limpando bem os dentinhos.
  • Não se preocupe em enxaguar a boca do seu filho. Apenas certifique-se de usar muito pouco creme dental, e isso não será um problema.
  • Escove os dentes dele duas vezes por dia – uma vez pela manhã, depois do café da manhã, e uma vez à noite, após o jantar ou a mamada noturna.
  • Por fim, não deixe seu bebê dormir com uma mamadeira com leite ou suco no berço. Isso pode levar ao surgimento de cáries.

Por que devo limpar os dentes do meu bebê?

É muito importante limpar os dentes do seu bebê, pois traços de leite ou pedaços de comida podem permanecer na boca dele, levando ao crescimento de bactérias e a uma liberação de ácido que pode provocar o surgimento de cáries. Além disso, começar a limpar os dentes do seu bebê desde cedo o incentivará a ter hábitos saudáveis. Isso ajudará a facilitar a transição quando seu filho tiver idade suficiente para escovar os dentes sozinho.

Se seu filho ainda não tiver dentes, não se preocupe – é apenas uma questão de esperar, e eles logo aparecerão!

Quer receber outros conteúdos como este de graça?

Assine a nossa newsletter e faça parte da comunidade kinedu.

Artigos relacionados

bilinguismo

O bilinguismo e o cérebro

Muitos pais conhecem os benefícios que o aprendizado de mais de um idioma pode ter no futuro de uma criança.

Deixe seu comentário!

1 comentário em “A primeira visita ao dentista e a higiene dental em casa”

  1. Pingback: Dente do bebê nascendo: sintomas e remédios - Kinedu Blog

Comentários encerrados.