Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Primeira consulta no odontopediatra e Higiene dental em casa

Pontos chave:

  1. O atendimento odontológico para bebês é importante para promover o desenvolvimento saudável dos dentes e da boca.
  2. Os primeiros dentes a aparecer são os dois dentes inferiores da frente, por volta dos 6-12 meses de idade.
  3. Antes do aparecimento do primeiro dente, limpe as gengivas do bebê com uma gaze úmida duas vezes ao dia para se preparar para a escovação.
  4. Escove os dentes do bebê duas vezes ao dia com uma escova de cerdas macias e um pouco de creme dental com flúor e evite colocá-lo para dormir com uma mamadeira de leite ou suco para evitar cáries.

Apesar de os dentes das crianças não serem permanentes – eles irão cair eventualmente – é muito importante cuidar deles assim que começam a aparecer. Os dentes do seu bebê formarão sua boca, o ajudarão a mastigar bem e a falar com clareza.

Geralmente, os primeiros dentes que aparecem são os dois centrais inferiores. O primeiro dente pode nascer quando seu bebê tem entre 6 e 10 meses de idade. Assim que isso acontecer, esse dente precisará de atenção e cuidados especiais.

Você pode estar se perguntando se precisa levar o seu bebê ao dentista desde o aparecimento do primeiro dente. Especialistas têm muitas opiniões diferentes sobre isso. No entanto, eles concordam que, antes de completar um ano, seu bebê deve ter sua primeira consulta. Com isso em mente, você pode optar por tomar precauções em casa antes de levar seu bebê ao dentista.

X
banner kinedu saúde

Como eu cuido dos dentes do meu bebê em casa?

  • Quando o primeiro dente aparecer, compre uma escova de dente específica para bebês, certificando-se de que as cerdas sejam bem macias.
  • Para escovar os dentes dele, use um pingo de creme dental com flúor (não maior que um grão de arroz).
  • Passe a escova de dente delicadamente pela boca do seu filho, limpando bem os dentinhos.
  • Não se preocupe em enxaguar a boca do seu filho. Apenas certifique-se de usar muito pouco creme dental, e isso não será um problema.
  • Escove os dentes dele duas vezes por dia – uma vez pela manhã, depois do café da manhã, e uma vez à noite, após o jantar ou a mamada noturna.
  • Por fim, não deixe seu bebê dormir com uma mamadeira com leite ou suco no berço. Isso pode levar ao surgimento de cáries.

Por que devo limpar os dentes do meu bebê?

É muito importante limpar os dentes do seu bebê, pois traços de leite ou pedaços de comida podem permanecer na boca dele, levando ao crescimento de bactérias e a uma liberação de ácido que pode provocar o surgimento de cáries. Além disso, começar a limpar os dentes do seu bebê desde cedo o incentivará a ter hábitos saudáveis. Isso ajudará a facilitar a transição quando seu filho tiver idade suficiente para escovar os dentes sozinho.

Se seu filho ainda não tiver dentes, não se preocupe – é apenas uma questão de esperar, e eles logo aparecerão!

Artigos Relacionados