Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Dente do bebê nascendo: sintomas e remédios

dente do bebê nascendo

Saiba com quantos meses nasce o dente do bebê, como saber se o dente do bebê está nascendo, entre outros temas importantes acerca da dentição do bebê!

Você provavelmente sabe que há muitas coisas nas quais prestar atenção quando o assunto é o desenvolvimento do seu bebê. Como mãe, você deve frequentemente se perguntar o que esperar e o que vem por aí.

Se o dente do bebê estiver nascendo, é provável que ele esteja mais agitado que o normal. Talvez ele esteja babando muito ou dormindo mal. O que quer que seja que tenha feito você se perguntar como saber se o dente do bebê está nascendo, você veio ao lugar certo. Vamos falar tudo o que você precisa saber sobre os primeiros dentes do bebê e o cuidado com os dentinhos do seu pequeno.

Como saber se o dente do bebê está nascendo?

Com quantos meses nasce o dente do bebê? Na verdade, não há uma resposta exata para esta pergunta. Na maioria dos casos, o primeiro dente do bebê nasce entre os  6 e os 12 meses. Contudo, não é incomum que ele nasça antes, por volta dos 3 ou 4 meses de idade.

Embora não haja uma forma definitiva de antecipar exatamente quando o primeiro dente do seu bebê irá nascer, há alguns sintomas clássicos da dentição do bebê. Os sinais podem começar meses antes do primeiro dente nascer, e alguns bebês não chegam a dar nenhum sinal de que o primeiro dente está prestes a sair.

Veja como saber se o dente do bebê está nascendo:

  1. Baba – Bebês geralmente começam a babar entre 2 ½ e 4 meses de idade. Você pode esperar que seu bebê continue babando durante o processo de dentição, e talvez até se surpreenda com quanta saliva ele produz nesse período. Os babadores podem ajudar a deixar seu bebê confortável e a manter as roupas dele secas.
  2. Irritação na pele – Toda essa saliva pode causar irritação ao redor da boca, pescoço e queixo do seu bebê. Limpar a saliva pode ajudar a prevenir a irritação, e cremes de barreira como vaselina e Aquaphor podem fornecer proteção adicional para a pele sensível.
  3. Tosse e engasgo – Se seu bebê não estiver com outros sintomas de resfriado ou gripe, é muito provável que a tosse e o engasgo dele estejam diretamente relacionados ao excesso de saliva causada pela dentição.
  4. Morder – Você pode ter percebido que o seu bebê está colocando as mãos ou outros objetos na boca com mais frequência, e talvez ele esteja mordendo seus dedos ou seus próprios punhos. O nascimento dos dentes aumenta a pressão nas gengivas do bebê, e mastigar e morder proporcionam alívio por meio da contrapressão. Seu bebê irá tentar mastigar tudo que esteja por perto. Toalhas frias e mordedores resfriados podem ajudar a aliviar o desconforto do seu bebê.
  5. Mudanças de Comportamento – Seu bebê pode ficar irritadiço e expressar desconforto chorando e choramingando. O primeiro dente do seu bebê é o que irá doer mais para nascer. O inchaço nas gengivas e a dor enquanto o dente está saindo podem contribuir para que seu bebê fique mais agitado do que o normal.
  6. Puxar as orelhas e esfregar as bochechas – O nascimento dos dentes causa inflamação nas gengivas e dor na mandíbula do seu bebê, e, por isso, o seu pequeno também pode sentir desconforto nas orelhas e bochechas. Isso acontece porque eles compartilham a mesma via neural. É comum que bebês com dentes nascendo puxem as orelhas e esfreguem o rosto para tentar aliviar o desconforto.
  7. Sono Interrompido – Você pode achar que a rotina do sono que você estabeleceu com tanto esforço de repente está bagunçada, com seu bebê acordando no meio da noite e tendo problemas para voltar a dormir. Dentes nascendo comumente interrompem o sono do bebê

Outros sinais de que os dentes do seu bebê estão nascendo incluem mudanças na alimentação, bem como inchaço na boca e aparecimento de caroços vermelhos na gengiva.

Qual dente nasce primeiro no bebê?

Os primeiros dentes do seu bebê a nascerem serão os incisivos centrais, que são os primeiros dois dentes no centro da boca. Normalmente, os incisivos centrais inferiores virão primeiro, seguidos pelos superiores.

Os demais dentes do seu bebê provavelmente nascerão nessa ordem:

  • 6-10 meses – Incisivos centrais inferiores (os dentes próximos ao meio na parte de baixo da boca)
  • 7-12 meses – Incisivos centrais superiores (os dentes próximos ao meio na parte de cima da boca)
  • 7-16 meses – Incisivos laterais inferiores (os dentes ao lado dos incisivos centrais inferiores)
  • 9-13 meses – Incisivos laterais superiores (os dentes ao lado dos incisivos centrais superiores)
  • 12-18 meses – Primeiros molares inferiores (os dentes largos na parte inferior de trás da boca)
  • 13-19 meses – Primeiros molares superiores (os dentes largos na parte superior de trás da boca)
  • 16-22 meses – Caninos superiores (os dentes pontiagudos ao lado dos molares superiores)
  • 16-23 meses – Caninos inferiores (os dentes pontiagudos ao lado dos molares inferiores)
  • 20-31 meses – Segundos molares inferiores (os últimos dentes de leite na parte de trás da boca)
  • 25-33 meses – Segundos molares superiores (os últimos dentes de leite na parte de trás da boca)

Você pode esperar que seu filho tenha todos os dentes aos três anos de idade.

X
banner kinedu saúde

Como aliviar os sintomas da dentição do bebê

Agora que você já sabe com quantos meses nasce o dente do bebê e os sintomas da dentição do bebê, é importante se preparar para quando este momento chegar.

Atualmente, há vários remédios para a dentição. Para ajudar a acalmar seu bebê enquanto vocês esperam pelo nascimento do primeiro dente, é importante assegurar que você esteja usando remédios seguros e efetivos para o seu bebê.

Fique longe de anestésicos, colares de âmbar e géis para primeira dentição vendidos sem receita. Os remédios seguros para a dentição incluem:

  • Analgésicos: paracetamol (se o seu bebê tiver mais de 2 meses) ou ibuprofeno (se o seu bebê tiver mais de 6 meses);
  • Massagem nas gengivas;
  • Mordedores com vibração;
  • Mordedores refrigerados;
  • Picolé de leite materno – aprenda a prepará-lo na aula sobre Amamentação e nascimento dos dentes, do kinedu | aprender;
  • Panos frios;
  • Distrações.

Cuidando do primeiro dente do bebê

Assim que o primeiro dente do seu bebê nascer, você precisará ter um cuidado dental adequado. Começar a higiene dental o quanto antes pode ajudar seu bebê a se acostumar à escovação e ao dentista, além de deixar os dentes e a gengiva saudáveis.

Consulta com o odontopediatra

Marque a primeira consulta com o odontopediatra assim que o primeiro dente do seu bebê nascer. Ele irá verificar se o dentinho do seu bebê está se desenvolvendo adequadamente e fazer recomendações de higiene bucal e dental para esta nova fase.

Escovação

Assim que seu bebê tiver o primeiro dente, você pode começar a escová-lo duas vezes ao dia com uma escova de dentes para bebês e um pouco do creme dental indicado pelo odontopediatra. É importante fazer isso depois que seu bebê fizer as refeições do dia.

Flúor

Converse com o seu pediatra e com o odontopediatra sobre o uso de creme dental com flúor. O uso pode ou não ser recomendado de acordo com a quantidade de açúcar na dieta do seu bebê e a presença ou ausência de flúor na água que sua família consome.

Limite o açúcar

Bebidas açucaradas e doces, juntamente com alimentos processados, são consideradas algumas das principais razões pelas quais tantas crianças desenvolvem cáries.

O primeiro dente do seu bebê é um marco importante. Mesmo que o nascimento dos dentes seja um período difícil para você e seu bebê, com alguns remédios caseiros seguros, paciência e cuidado dental adequado, seu pequeno terá vários dentinhos antes que você perceba e os usará para começar a comer alimentos sólidos.

Agora que você sabe mais sobre a dentição do bebê, aproveite para baixar o app Kinedu e ter acesso a aulas de especialistas em saúde e desenvolvimento infantil!

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.