X
X
como prevenir a gripe

O inverno está chegando… Como prevenir a gripe?

Ajude o seu bebê a dormir melhor.

Ajude o seu bebê a dormir melhor.

X
X

Se você é mãe ou pai, certamente teve que cuidar do seu filho durante alguma doença. A gripe, uma das enfermidades mais comuns em bebês, crianças e adultos, geralmente nos afeta principalmente durante o inverno. É normal que os bebês fiquem gripados cerca de 7 vezes durante o primeiro ano de vida. Embora essa doença geralmente se cure sozinha em alguns dias, é importante tomar algumas precauções para preveni-la ou controlá-la, pois, caso contrário, pode levar a outras doenças.

Os sintomas característicos da gripe são os seguintes: tosse, dor de cabeça, dor no corpo, coriza e garganta inflamada. Esses sintomas geralmente estão presentes por um período de 7 a 10 dias, mas isso varia de pessoa para pessoa. No entanto, você deve considerar quando é necessário levar o seu filho ao médico, apesar de essa ser uma doença comum.

Se o seu bebê tiver menos de 3 meses de idade, é sempre necessário consultar um especialista, mesmo que ele tenha sintomas comuns. Seu sistema imunológico em desenvolvimento é frágil e ainda não é forte o suficiente e, portanto, há uma chance de que uma gripe se transforme em outra doença. O seu médico lhe dirá como tratar os sintomas e descartará outras infecções.

X
banner kinedu saúde

Se o seu bebê tiver mais de três meses, consulte seu pediatra se ele estiver com problemas para respirar, se seus ouvidos estiverem doloridos ou se ele tiver sintomas por mais de 10 dias. Também é importante observar se ele usa mais fraldas do que o normal e se a temperatura corporal aumenta. Se for igual ou superior a 38° C, ele estiver irritado, a parte branca dos olhos ficar amarelada, esverdeada ou avermelhada, ou se ele tiver outros sintomas alarmantes, leve-o ao médico o mais rápido possível.

Também há recomendações a serem lembradas para evitar a gripe. Seguindo alguns passos simples, você pode impedir que seu bebê seja contaminado e se mantenha saudável durante toda a estação. Confira:

  1. Lave as mãos dele com frequência: o vírus da gripe pode estar nas mãos; portanto, lavá-las reduz a possibilidade de contágio. As mãos precisam ser lavadas por pelo menos 20 segundos com água e sabão. Além disso, é importante que você também lave as suas ao interagir com o seu pequeno.
  2. Evite o contato com pessoas doentes: mantenha o seu filho longe de pessoas com sintomas de gripe, pois essa doença é facilmente transmitida.
  3. Limpe o ambiente: tente limpar com frequência as coisas e superfícies em que seu filho toca, como brinquedos, mesas e qualquer outro objeto que esteja ao alcance dele.
  4. Mantenha o seu filho agasalhado: quando a temperatura cair, lembre-se de vestir seu filho com roupas adequadas, para que ele se sinta confortável no frio.
  5. Ensine-o a tossir e espirrar. Esta dica é para crianças maiores. Explique ao seu filho que, quando ele sentir vontade de tossir ou espirrar, deve fazer isso em um lenço de papel ou cobrir a boca e o nariz com a parte interna do cotovelo.

É importante evitar fazer isso colocando as mãos sobre o rosto, já que, ao tocar em outros objetos ou pessoas, será mais fácil espalhar o vírus. É importante seguir estas recomendações para reduzir as chances de contágio. No entanto, lembre-se de que a gripe é tão contagiosa, que é provável que seu filho fique doente. Se isso acontecer, é importante cuidar dele para diminuir o desconforto dos sintomas. Lembre-se também de que se você tiver alguma dúvida ou sintoma que esteja causando preocupação, o melhor é ligar para o seu médico, para que ele examine seu filho e prescreva o tratamento apropriado.

Quer receber outros conteúdos como este de graça?

Assine a nossa newsletter e faça parte da comunidade kinedu.

Artigos relacionados

bilinguismo

O bilinguismo e o cérebro

Muitos pais conhecem os benefícios que o aprendizado de mais de um idioma pode ter no futuro de uma criança.

Deixe seu comentário!

1 comentário em “O inverno está chegando… Como prevenir a gripe?”

  1. Pingback: Dente do bebê nascendo: sintomas e remédios - Kinedu Blog

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *