Os bebês são conhecidos por colocarem qualquer objeto em suas bocas. Antes do nascimento, eles já podem ser vistos chupando os polegares e, mesmo após nascerem, eles continuam a desenvolver a exploração oral do seu ambiente. Os recém-nascidos podem se acalmar mamando, chupando uma chupeta, uma mamadeira, ou até mesmo os polegares. À medida que continuam a crescer e se desenvolver, eles começam a pegar os objetos e colocá-los na boca como forma de explorar.

Por que os bebês colocam os objetos na boca?

  • Os bebês usam todos os seus sentidos para explorar o mundo, incluindo o paladar;
  • Isso ajuda a acalmá-los e tranquilizá-los;
  • Chupar e morder contribui com o desenvolvimento da coordenação da boca, da mandíbula, das bochechas, da língua e dos lábios;
  • Isso permite que a boca se acostume com diferentes texturas e sensações, o que é ótimo para o processo de introdução de alimentos sólidos;
  • Isso os conforta quando seus dentes estão crescendo (nota: a fase oral não significa necessariamente que os dentes do seu filho estão crescendo).

Existe o risco do meu bebê se engasgar?

Os bebês possuem o “reflexo de GAG” (uma espécie de movimento antiengasgo), que possibilita a expulsão de objetos que ultrapassam os limites dentro das suas bocas. Mesmo assim, é muito importante se certificar de que os brinquedos do seu bebê são seguros e não apresentam riscos de sufocamento – verifique botões, pequenos olhos de bichos de pelúcia, etc. Uma ótima ferramenta para avaliar se um brinquedo é perigoso é deslizá-lo por dentro de um rolo de papel higiênico. Se ele passar direto, ele é considerado um brinquedo perigoso. Se o seu bebê já se movimenta pela casa, faça uma inspeção completa para remover qualquer item perigoso que possa prejudicá-lo caso seja colocado em sua boca. Evite dar ao seu bebê alimentos com os quais ele possa engasgar, como frutas e legumes duros ou crus, salsicha, uvas, castanhas, pipoca, etc. Por último, se possível, faça um curso de primeiros-socorros.

banner kinedu desenvolvimento

Preciso ficar preocupada com os germes?

Apesar de não ser recomendado que seu bebê coloque brinquedos sujos na boca, pode ficar tranquila – ele não ficará doente por causa da poeira! O que deixa as crianças doentes são os vírus e as bactérias, então, se o seu filho não estiver compartilhando seus brinquedos com outras crianças que estejam potencialmente doentes, e se não tiver contato com objetos que possam ter sido manuseados com as mãos sujas, ele dificilmente ficará doente. É sempre melhor prevenir, praticando a higiene adequada. Tente limpar o ambiente e os brinquedos do seu filho frequentemente.