Pontos chave:
- As crianças podem aprender a falar mais de um idioma ao mesmo tempo, e ser bilíngue traz muitas vantagens, como ter um vocabulário maior e melhores habilidades de alfabetização.
- Algumas crianças podem ter uma língua dominante, que pode mudar ao longo do tempo à medida que frequentam a escola ou interagem com diferentes comunidades.
- Aprender duas línguas não prejudica o desenvolvimento da linguagem e a maioria dos marcos linguísticos são alcançados ao mesmo tempo.
- Crianças bilíngues podem confundir regras gramaticais ou usar palavras de ambos os idiomas em uma frase, mas isso é normal.
As crianças têm a capacidade de aprender a falar mais de um idioma simultaneamente. Ser bilíngue tem muitas vantagens. Estas incluem um vocabulário mais amplo, melhores habilidades de alfabetização e melhores capacidades de categorizar palavras, resolver problemas, ouvir e se relacionar com os outros. Aprender duas línguas é o mesmo que aprender uma nova habilidade, a prática leva à perfeição!
Algumas crianças conseguem falar duas línguas com o mesmo domínio, enquanto outras conhecem uma língua melhor do que a outra. Ou seja, elas têm uma língua dominante. Com o passar do tempo, a língua dominante pode mudar. Por exemplo, é muito comum que as crianças que falam uma língua em casa comecem a usar a língua que é ensinada na escola como dominante.
Algumas pessoas acreditam que aprender uma segunda língua pode confundir as crianças ou afetar a aquisição de linguagem. Mas esse não é o caso! De fato, muitos marcos do desenvolvimento da linguagem são alcançados ao mesmo tempo, independentemente de a criança conhecer uma ou duas línguas. Como muitas outras crianças, as crianças bilíngues dizem suas primeiras palavras por volta de um ano e, quando têm dois anos, começam a usar frases de duas palavras.
Quando uma criança tem um problema de linguagem, ele se manifesta em ambos os idiomas. Aprender uma segunda língua não é a causa do problema, e muito menos o torna pior. É normal que crianças bilíngues confundam regras gramaticais ou usem palavras de ambas as línguas na mesma frase. Isso faz parte do bilinguismo, e significa apenas que as pessoas de fora da família poderão ter mais dificuldade para entender a criança.
Se o seu filho está aprendendo duas línguas, certifique-se de praticá-las constantemente. Fale com ele na sua língua materna para servir de exemplo.
Uma resposta