Se você notou que seu bebê está pronto para o desfralde, isso é ótimo! Diga “adeus” às fraldas e “olá” ao banheiro! Você e o seu filho irão embarcar em uma aventura maravilhosa, e ele irá conquistar um grande marco de desenvolvimento!

banner kinedu saúde

Como nós sabemos que o desfralde não é uma tarefa fácil, separamos algumas dicas da Academia Americana de Pediatria para lhe ajudar:

  • Primeiramente, certifique-se de que esse é o momento certo para você e para o seu filho. Evite fazer essa transição quando você estiver ocupada demais, ou se estiver se mudando para uma casa nova, se preparando para a chegada de outro bebê, etc.

  • Deixe que seu filho escolha seu próprio penico. Vocês podem decorá-lo juntos para que ele se sinta menos intimidado e mais motivado a usá-lo.

  • Coloque o penico em seu quarto ou no banheiro mais próximo.

  • Comece colocando seu filho no penico, sem tirar suas roupas, apenas para que ele tenha uma ideia da sensação de sentar nele. Enquanto ele estiver sentado, fale com ele sobre o banheiro, seu uso e como se posicionar corretamente.

  • Dê ao seu filho a chance de se sentar no banheirinho quando ele demonstrar interesse, mesmo que ele esteja vestido. Quando ele demonstrar confiança, tente sentá-lo sem a fralda. Lembre-o de manter os pés encostados no chão, e diga a ele que o que ele fazia na fralda agora deverá ser feito ali.

  • Incorpore o hábito de sentar no penico na rotina diária do seu filho, e aumente gradualmente a frequência dessa atividade.

  • Conforme seu filho for dominando o desfralde, você pode trocar sua fralda no banheirinho, e depositar o conteúdo da fralda ali dentro, para que ele compreenda melhor seu uso.

  • Quando seu bebê entender o processo, coloque o penico no lugar em ele costuma brincar, e deixe-o ficar um tempo sem fralda, incentivando-o a usar o banheirinho se ele precisar.

  • Enquanto ele se acostuma com o banheirinho, deixe-o brincar perto dele completamente vestido. Dessa forma, se ele tiver um “acidente”, ele perceberá que é desconfortável fazer as necessidades vestido.

  • Lembre-se de parabenizá-lo se ele usar o banheirinho com sucesso, mas não o repreenda caso ele não consiga, pois isso o deixará estressado.

  • Quando você perceber que o seu filho já consegue usar o banheirinho, troque a fralda por uma cueca ou calcinha – mas só durante o dia! Aprender a controlar a evacuação à noite ou na hora da soneca demora mais tempo. Por isso, incentive seu filho a usar o banheiro antes de dormir e ao acordar.

Lembre-se de não repreender seu filho caso aconteça um “acidente”. Ao invés disso, incentive-o e use o reforço positivo sempre que possível. Diga a ele que isso é natural e necessário, e não algo do qual ele deva se envergonhar. Vocês podem realizar várias atividades para tornar o desfralde divertido, como decorar o penico ou ler e desenhar enquanto ele está sentado e esperando.