Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Alcançando objetos

alcançar objetos bebê

Você se lembra de quando seu bebê nasceu? Você provavelmente se lembra dos primeiros dias e semanas de vida e, se o comparar com como ele está agora, verá muitas diferenças. Ele não é mais o recém-nascido que passava a maior parte do tempo dormindo; agora está mais alerta e pronto para interagir com seu ambiente. Ele se tornou uma criança ativa e receptiva ao que está acontecendo ao seu redor.

Se o seu bebê tem entre 3 e 5 meses de idade, ele certamente já conquistou vários marcos do desenvolvimento importantes, como maior controle intencional do corpo, levantar a cabeça e o peito quando está de bruços, sustentar a parte superior do corpo com os braços, esticar as pernas, chutar e abrir e fechar as mãos. Tudo isso permitirá que ele se aproxime cada vez mais dos objetos que chamam sua atenção.

X
banner kinedu desenvolvimento

Os bebês geralmente conseguem segurar objetos pequenos por volta dos 3 meses. Inicialmente, você precisará ajudá-lo colocando o objeto diretamente na mão dele. Mais tarde, por volta dos 5 meses de idade, ele começará a procurar objetos e irá querer pegá-los de forma intencional. O primeiro sinal que você verá sobre esse novo interesse será que ele tentará pegar objetos que estão fora do alcance dele. Este será um grande avanço, pois permitirá que ele desenvolva a capacidade de se movimentar de forma independente. Para ajudá-lo a se movimentar um pouco mais e tentar alcançar as coisas que deseja, coloque o brinquedo favorito do seu filho fora do alcance dele e incentive-o a pegá-lo. Você também pode mover o objeto da direita para a esquerda, incentivando seu bebê a virar para tentar pegá-lo.

Este novo interesse do seu bebê permitirá que ele desenvolva não apenas sua capacidade de se movimentar, mas também suas habilidades cognitivas e linguísticas. Aproveite esta oportunidade e, enquanto o seu bebê estiver aprendendo a alcançar os objetos que lhe interessam, comece a nomeá-los. Neste momento, ele ainda não será capaz de repetir as palavras, mas você reforçará a capacidade dele de reconhecer as coisas por seus sinais verbais. Mais tarde, quando ele aprender a falar, usará esse vocabulário para obter o que deseja.

Lembre-se de que, embora possa parecer uma atividade simples, alcançar objetos requer muita coordenação olho-mão. Portanto, depois de segurar objetos pequenos, é normal que seu bebê demore vários meses para conseguir fazer isso. Não se preocupe se o seu filho atingiu uma certa idade e ainda não desenvolveu completamente essa habilidade. Essas diferenças de desenvolvimento são mais normais do que você imagina. No entanto, se você achar que o seu filho tem dificuldades no desenvolvimento motor, é sempre bom discutir essas preocupações com o seu pediatra.

Artigos Relacionados

Uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.