Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Sono e amamentação: existe relação?

Pontos principais:

  • A amamentação e o sono estão relacionados: a amamentação pode acalmar o seu bebê, promover um sono melhor e estabelecer rotinas essenciais de alimentação e sono.
  • As mamadas noturnas são comuns e benéficas para o seu bebê, promovendo um forte vínculo entre mãe e filho e fornecendo um suprimento constante de leite.
  • Os padrões de sono do seu bebê podem ser influenciados pelo seu crescimento e suas diferentes habilidades para se acalmar, mas com compreensão e cuidado, hábitos saudáveis de sono podem ser desenvolvidos.
  • Para receber apoio personalizado, consulte o seu pediatra ou os consultores de amamentação e sono do kinedu se tiver dificuldades com a amamentação ou rotinas de sono.

Vamos falar sobre um assunto fascinante: a conexão entre o sono e a amamentação do seu pequeno. Imagine isso: você está aconchegada, amamentando o seu bebê, e ele começa a ficar confortável e relaxado. Bem, não é apenas por sua habilidade de contar histórias (embora tenhamos certeza de que você também é ótima nisso). A amamentação tem um efeito calmante nos bebês, fazendo-os se sentirem sonolentos e até mesmo adormecerem durante ou após a mamada.

Relações entre amamentação e sono

Nutrição e sono

O leite materno é como uma poção mágica para o sono! Contém triptofano, um aminoácido que promove o sono. Então, quando o seu bebê recebe esse ouro líquido, isso o ajuda a se sentir confortável e pronto para ter doces sonhos.

O ciclo sono-vigília

Os recém-nascidos não vêm com um horário de sono embutido (isso não seria útil?). O ciclo de sono-vigília deles não segue um padrão, e é aí que a amamentação entra para salvar o dia. Eles acordam frequentemente à noite para se alimentar porque o leite materno é de fácil digestão e lhes fornece um alimento rápido.

As mamadas noturnas são normais para os bebês. Os estômagos deles são pequenos e não comportam muito, então eles precisam se alimentar com frequência. Além disso, essas sessões noturnas não são apenas para se alimentar; também são um lindo momento de conexão entre você e o seu bebê.

Agora, vamos falar do sono de ambos. A amamentação pode causar algumas interrupções no seu sono, especialmente durante essas mamadas noturnas. Mas não se preocupe, é completamente normal. Por outro lado, é possível que o seu bebê esteja tendo um sono mais reparador graças aos efeitos reconfortantes do leite materno.

X
Nestlé banner webp

Picos de crescimento e irritabilidade

Os bebês adoram nos surpreender com picos de crescimento. Durante esses períodos, é possível que seu bebê queira mamar com mais frequência, o que pode perturbar os seus padrões de sono habituais. Não se preocupe, pois isso é temporário, e logo ele voltará à rotina anterior.

Aqui está uma curiosidade: alguns bebês aprendem a se acalmar e adormecer sozinhos depois da amamentação. Pequenos campeões do sono, não é mesmo? Mas cada bebê é único, então não se preocupe se o seu bebê precisar de um pouco de ajuda extra para adormecer.

Como você pode ver, há uma conexão maravilhosa entre o sono do seu bebê e as rotinas de amamentação. Eles andam de mãos dadas como queijo e goiabada! Uma alimentação adequada com leite materno ajuda o seu bebê a dormir bem, e um bom sono os ajuda a amamentar de forma eficaz. É uma situação em que todos saem ganhando!

Lembre-se de que cada bebê é diferente, e os seus padrões de sono e alimentação podem variar. Mas, ao compreender as suas necessidades e criar um ambiente amoroso, você pode ajudar seu pequeno a estabelecer hábitos de sono saudáveis desde o início.

Aceite e acolha essa linda conexão entre o sono e a amamentação. Isso irá criar as bases para o bem-estar e o feliz desenvolvimento do seu bebê. Se você tiver alguma preocupação, procure o apoio de um pediatra ou consultor de amamentação para receber orientação personalizada.


As informações compartilhadas neste artigo são apenas para fins educacionais e não devem ser consideradas como aconselhamento médico. Por favor, consulte o seu pediatra com preocupações específicas sobre o seu filho.

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.