X
X
amizade-uma-parte-importante-do-desenvolvimento-socioafetivo-do-seu-filho

Amizade: uma parte importante do desenvolvimento socioafetivo do seu filho

Ajude o seu bebê a dormir melhor.

Ajude o seu bebê a dormir melhor.

X
X

Além de ser muito divertido e de promover brincadeiras imaginativas ou atividades físicas, ter amigos e interagir com seus colegas é muito importante para o desenvolvimento das habilidades socioafetivas de crianças pré-escolares. De acordo com o Serviço de Extensão Cooperativa da Universidade da Geórgia, ter experiências frequentes com outras crianças permite que o seu filho aprenda a lidar com certas interações sociais e algumas situações desafiadoras, mas cotidianas, como ser justo, compartilhar, esperar a vez, estabelecer e respeitar limites, chegar a um acordo e cooperar com os outros.

Embora existam crianças que fazem amigos com muita facilidade, há outras que precisam de tentativa e erro antes de se sentirem à vontade para fazer novos amigos. Seja paciente e compreensivo com o seu filho à medida que ele aprende essas novas habilidades sociais, e tente sempre dar um feedback útil e positivo sobre o progresso dele. Elogios, sorrisos e abraços podem fazer a diferença nessa idade.

X
banner kinedu desenvolvimento

Estas são algumas recomendações dos psicólogos infantis que escreveram o livro “What to expect: The toddler years” (O que esperar: de 1 a 3 anos):

  • Ensine habilidades sociais para o seu filho. As crianças amigáveis esperam a sua vez, são gentis e toleram a frustração, fazendo amigos mais facilmente. Ajude o seu filho a identificar esses comportamentos e aponte-os quando alguém os estiver fazendo.
  • Mostre e explique como fazer as coisas. Dê conselhos específicos sobre o que fazer para facilitar a brincadeira com outras crianças e fazer amigos. Por exemplo, diga ao seu filho para ser gentil com os colegas, e que isso significa que ele deve compartilhar, esperar sua vez, sorrir e dizer “por favor” e “obrigado”. Explique também que as crianças não gostam quando ele é muito rude ou agressivo. Diga a ele que bater ou morder machuca, e isso deixa as outras crianças tristes. Aproveite esta oportunidade para ensiná-lo a se desculpar e dizer “me desculpe”.
  • Seja um exemplo de confiança, apoio e coerência. Seu filho aprenderá as bases da amizade observando o próprio relacionamento com você, o pai e os irmãos.
  • A prática leva à perfeição. As crianças aprendem novas habilidades fazendo as coisas sozinhas, portanto, dê ao seu filho a oportunidade de conhecer novas pessoas e fazer amigos.

Quer receber outros conteúdos como este de graça?

Assine a nossa newsletter e faça parte da comunidade kinedu.

Artigos relacionados

Deixe seu comentário!