Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Como ajudar o meu filho a controlar os impulsos?

A autorregulação é uma habilidade fundamental para o nosso bem-estar social e emocional.

Pontos chave:

  1. A autorregulação é fundamental para relacionamentos saudáveis e envolve o gerenciamento de emoções, cooperação, lidar com a frustração e resolver conflitos.
  2. As crianças desenvolvem a autorregulação desde o nascimento por meio de interações e orientações dos cuidadores.
  3. Os bebês precisam de interações tranquilizadoras e responsivas para construir confiança e habilidades de autorrelaxamento.
  4. Crianças pequenas se beneficiam de rotinas, escolhas e reconhecimento de emoções para desenvolver o autocontrole e lidar com a frustração.

A autorregulação é uma habilidade fundamental para o nosso bem-estar social e emocional, porque nos permite manter interações e relacionamentos saudáveis. É a capacidade de expressar e administrar emoções fortes, cooperar com os outros, lidar com a frustração e resolver conflitos, além de nos permitir completar nossas atividades diárias, pois nos ajuda a gerenciar e controlar nossas emoções. Portanto, quando as crianças não sabem se autorregular, é difícil para elas realizarem tarefas diárias como sentar, prestar atenção ou interagir com outras crianças.

Do nascimento aos quatro anos, e até mais tarde, as crianças aprendem a se autorregular graças às interações que têm e à orientação que recebem dos adultos. De fato, interações amáveis ​​e sensíveis com seus cuidadores são essenciais para isso e fazem parte da estratégia de “corregulação” que ensina o autocontrole aos pequenos. Essa estratégia tenta fornecer-lhes o apoio, a orientação e os modelos necessários para que as crianças compreendam, expressem e regulem suas emoções e ações. Para conseguir isso, elas precisam receber respostas consistentes e empáticas, bem como apoio e incentivo. Mas o que você pode esperar em cada etapa do desenvolvimento do seu filho? E como você pode ajudar usando a corregulação?

Bebês

No início, os bebês não têm autocontrole. Eles agem e reagem naturalmente às suas emoções e necessidades, e dependem de seus cuidadores para corregular. O que você pode fazer nesta fase? Ensine seu filho a se acalmar sozinho e a esperar até mesmo por alguns segundos, e ajude-o a ter transições suaves entre as atividades. Certifique-se de manter a calma, para que seu filho se sinta seguro quando estiver frustrado. É muito importante que você tenha interações sensíveis e empáticas com ele, porque isso estabelecerá a base para sua autorregulação futura. Por quê? Porque, com o tempo, ele aprenderá que você estará lá quando precisar de você e confiará que você cuidará dele.

X
banner kinedu desenvolvimento

Crianças muito pequenas

Embora sejam menos dependentes, as crianças ainda precisam de ajuda para se acalmar e se regular, especialmente quando estão chateadas. Portanto, mesmo que já possuam mecanismos de autocontrole mais complexos, como conseguir direcionar sua atenção para uma tarefa e contar com um cuidador para se sentirem seguras quando estão frustradas, ainda têm desejos e emoções muito fortes e difíceis de controlar. Além disso, elas experimentam uma luta interna porque começam a ser mais independentes e enfatizam isso, mas ainda não são capazes de fazer muitas coisas que gostariam de fazer, e isso pode ser muito frustrante para elas. O que você pode fazer para ajudar seu filho? Implemente rotinas e dê a ele a oportunidade de tomar decisões quando possível, isso fará com que o seu pequeno se sinta mais confiante e no controle das situações. Você também nomear e reconhecer suas emoções para que ele saiba que você o entende e o ajudará a lidar com o que ele sente.

Crianças pequenas

Um pouco mais tarde, as crianças começam a entender que as pessoas têm suas próprias ideias e sentimentos. Ao relacionar suas emoções com as dos outros (com a ajuda de seus cuidadores), os pequenos desenvolvem a empatia, o que os ajuda a avançar no processo de autorregulação. No entanto, eles ainda não conseguem se conter e agem impulsivamente para realizar seus desejos. O que você pode fazer nesta fase? Torne-se uma ponte para os comportamentos apropriados e sugira ao seu filho maneiras corretas de agir e resolver conflitos, reconheça seus sentimentos, deixe-o escolher entre algumas opções viáveis, oriente-o no processo de tomada de decisão e ensine-o a ser paciente, por exemplo, esperando pela vez dele enquanto vocês brincam.

Note que é somente a partir de 42-48 meses que as crianças adquirem a capacidade de controlar seus impulsos e emoções, e de resistir à tentação de fazer coisas proibidas. Ter expectativas reais também ajudará você a lutar contra a frustração!

Continue ajudando seu filho a desenvolver o autocontrole por meio da corregulação. No aplicativo do Kinedu, você encontra mais artigos e várias atividades divertidas que irão lhe ajudar a estimular a autorregulação no seu filho.

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.