Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Como meu filho pode aprender sinais não-verbais?

Pontos chave:
1. Os bebês utilizam a comunicação não verbal, como o choro, o balbucio e os gestos, para se conectar com os cuidadores antes de conseguirem falar, com o objetivo de obter respostas e atender às suas necessidades.
2. Responder aos sinais do seu bebê, participar de atividades de comunicação e modelar comportamentos apropriados promove uma conexão saudável e um desenvolvimento eficaz da comunicação em bebês.

É difícil pensar em viver uma vida sem nenhum tipo de linguagem, pois este é o nosso principal meio para comunicarmos nossos pensamentos, desejos e necessidades às outras pessoas. Os bebês vivenciam isso todos os dias antes de aprenderem a falar e, por isso, utilizam outras formas de comunicação não-verbal para se comunicarem.

Os bebês têm um forte desejo de se conectar com os outros. Mesmo antes de poderem falar, eles usam sons não-verbais e a linguagem corporal para atingir esse objetivo. Os bebês são comunicadores ativos, mas ainda não possuem a língua para verbalizarem o que sentem. Se você observar atentamente, verá como eles se comunicam mesmo sem as palavras. Eles estão buscando obter uma resposta de seus cuidadores e, quando conseguem, aprendem a repetir essas mesmas ações para que suas necessidades sejam atendidas.

X
banner kinedu desenvolvimento

No momento em que os bebês inspiram pela primeira vez fora do útero, começam a se comunicar. Chorar e balbuciar são sinais não-verbais que eles utilizam para obter respostas da mãe ou do pai. À medida que o tempo passa, eles vão aprendendo a se comunicar por meio de expressões faciais, como o sorriso e o contato visual. Os bebês também passam mensagens por meio de movimentos corporais – por exemplo, movendo suas pernas ou braços quando estão agitados ou se sentem incomodados. Por volta dos 8 a 12 meses de idade, eles desenvolvem essa habilidade ainda mais, aprendendo a acenar, bater palmas e apontar.

Ao responder os sinais do seu bebê, ele irá perceber que é um comunicador eficaz, e que pode contar com você para atender às suas necessidades. Nem sempre é fácil identificar o que o seu filho está tentando comunicar, mas atentar-se aos seus sinais com curiosidade e abertura lhe ajudará a identificar o que ele está tentando dizer, e contribuirá com o desenvolvimento e a ampliação do vocabulário dele. Mesmo que seu bebê ainda não consiga pronunciar as palavras, ele já está aprendendo a compreendê-las.

Como ajudar seu filho a desenvolver o vocabulário e as habilidades de comunicação:

  • Responda o seu bebê quando ele olhar para você ou fizer um som ou gesto.
  • Cante para o seu bebê e use jogos de palavras. A repetição é fundamental para o desenvolvimento da linguagem.
  • Converse com ele e conte sobre sua rotina diária. Isso o ajudará a associar palavras a ações.
  • Ouça atentamente quando seu bebê balbuciar e responda como se você entendesse o que ele está dizendo.
  • Responda verbalmente quando seu filho se comunicar de forma não-verbal.
  • Reconheça e respeite os sentimentos do seu bebê, e nomeie o sentimento demonstrado para ajudá-lo a desenvolver seu vocabulário emocional.
  • Leia para o seu bebê e deixe que ele vire as páginas do livro se ele quiser, pois isso o ensinará que suas escolhas são importantes e que você gosta de passar seu tempo com ele.
  • Demonstre o comportamento adequado. Seu bebê está sempre observando você, ou seja, sua comunicação não-verbal é tão importante quanto as suas palavras, então não deixe de dar o exemplo.

Responder aos sinais do seu filho de maneira amorosa é muito importante para o desenvolvimento de um apego saudável. Isso cria um ambiente em que seu bebê se sente seguro e valorizado. Ao interagir diariamente com ele, você o ajudará a aprender a se comunicar de maneira eficaz.

Artigos Relacionados