Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Como aprender as regras da linguagem

Pontos chave:
1. As crianças aprendem naturalmente as regras da linguagem e gramática por meio do uso.
2. Elas adquirem o dialeto específico das pessoas ao seu redor.
3. As crianças usam pronomes como “eu” e “você,” marcando um marco cognitivo complexo.
4. Ler e cantar canções infantis diariamente são coisas que apoiam o desenvolvimento da linguagem.

Você deve ter notado que o seu filho já está começando a falar usando frases que quase sempre têm a gramática correta. Esse aprendizado ocorreu naturalmente. Muitas crianças aprendem as regras de linguagem pelo uso e sem a necessidade de explicações formais.

As crianças aprendem o dialeto falado pelas pessoas ao seu redor. Não apenas internalizando-o por imitação, mas também decifrando as regras por tentativa e erro. Você pode perceber isso quando o seu filho usa uma regra gramatical e comete um erro que um adulto nunca cometeria. Por exemplo, ele pode chegar e dizer “eu foi no parque”. Mas não se preocupe, com o tempo ele aprenderá sozinho a falar corretamente e decifrar as regras e exceções do idioma.

X
banner kinedu desenvolvimento

Seu filho provavelmente já fala com frases de duas a seis palavras e está aprendendo a usar os pronomes “eu”, você” e “eles”. Estas podem parecer palavras muito simples, mas, na realidade, são conceitos complexos difíceis para ele entender, porque mostram a diferença entre quem ele é e quem são os outros. Além disso, eles mudam de acordo com quem está usando! Não é fácil. Com o tempo, o seu filho irá praticar e aprender cada regra até que a fala flua naturalmente. Ajude-o a usar os pronomes corretamente ao falar. Por exemplo, ao invés de dizer “a mamãe está orgulhosa de você”, diga “eu estou orgulhosa de você”. Você não apenas estimulará a aquisição de linguagem, mas ele também começará a ver você como um indivíduo separado do seu papel especial de mãe.

Duas outras dicas simples para estimular o desenvolvimento linguístico do seu filho é ler todos os dias e cantar canções infantis para ele. Tem sido demonstrado que ambas as atividades ajudam na aquisição e compreensão da linguagem. Nunca é tarde para incluí-las na rotina diária do seu filho.

Artigos Relacionados