X
X

Aprendendo as regras da linguagem

Ajude o seu bebê a dormir melhor.

Ajude o seu bebê a dormir melhor.

X
X

Você deve ter notado que o seu filho já está começando a falar usando frases que quase sempre têm a gramática correta. Esse aprendizado ocorreu naturalmente. Muitas crianças aprendem as regras de linguagem pelo uso e sem a necessidade de explicações formais.

As crianças aprendem o dialeto falado pelas pessoas ao seu redor. Não apenas internalizando-o por imitação, mas também decifrando as regras por tentativa e erro. Você pode perceber isso quando o seu filho usa uma regra gramatical e comete um erro que um adulto nunca cometeria. Por exemplo, ele pode chegar e dizer “eu foi no parque”. Mas não se preocupe, com o tempo ele aprenderá sozinho a falar corretamente e decifrar as regras e exceções do idioma.

X
banner kinedu desenvolvimento

Seu filho provavelmente já fala com frases de duas a seis palavras e está aprendendo a usar os pronomes “eu”, você” e “eles”. Estas podem parecer palavras muito simples, mas, na realidade, são conceitos complexos difíceis para ele entender, porque mostram a diferença entre quem ele é e quem são os outros. Além disso, eles mudam de acordo com quem está usando! Não é fácil. Com o tempo, o seu filho irá praticar e aprender cada regra até que a fala flua naturalmente. Ajude-o a usar os pronomes corretamente ao falar. Por exemplo, ao invés de dizer “a mamãe está orgulhosa de você”, diga “eu estou orgulhosa de você”. Você não apenas estimulará a aquisição de linguagem, mas ele também começará a ver você como um indivíduo separado do seu papel especial de mãe.

Duas outras dicas simples para estimular o desenvolvimento linguístico do seu filho é ler todos os dias e cantar canções infantis para ele. Tem sido demonstrado que ambas as atividades ajudam na aquisição e compreensão da linguagem. Nunca é tarde para incluí-las na rotina diária do seu filho.

Quer receber outros conteúdos como este de graça?

Assine a nossa newsletter e faça parte da comunidade kinedu.

Artigos relacionados

Deixe seu comentário!

1 comentário em “Aprendendo as regras da linguagem”

  1. Pingback: Erros gramaticais que o seu filho provavelmente irá cometer - Kinedu Blog

Comentários encerrados.