X
X

As habilidades para pegar um objeto e o desenvolvimento da coordenação

Ajude o seu bebê a dormir melhor.

Ajude o seu bebê a dormir melhor.

X
X

Os anos pré-escolares são cruciais para o desenvolvimento das coordenações grossa e fina das crianças. A Academia Americana de Pediatria (AAP) ressalta que, aos 36 meses, muitas crianças são capazes de pegar uma bola grande com os braços sem perder o equilíbrio, enquanto, aos 48 meses, elas têm controle motor e equilíbrio suficientes para exercitar a habilidade de pegar uma bola depois que ela quicou ou pegá-la usando apenas as mãos.

X
banner kinedu desenvolvimento

Embora, como adultos, isso pareça altamente intuitivo, pegar alguma coisa requer múltiplas habilidades cognitivas e físicas, como planejamento motor, coordenação olho-mão, sequenciamento e pensamento bilateral. Portanto, é uma habilidade que começa a se desenvolver gradualmente a partir dos dois anos de idade e continua durante os anos do ensino fundamental. Por volta dos 24 meses de idade, seu filho será capaz de se preparar para pegar uma bola ficando em pé, mantendo o equilíbrio e esticando os braços para frente. No entanto, como a tarefa ainda será um pouco complicada para ele, ele provavelmente só conseguirá pegá-la de vez em quando, pressionando-a contra o peito e depois caindo para trás. Mas, ao completar 36 meses de idade, ele deve ser capaz de apanhar com as mãos uma bola atirada a uma distância de aproximadamente dois metros, e já não irá usar os braços ou o peito para ajudá-lo. Aos 48 meses de idade, o seu filho começará a dobrar os braços para pegar um objeto, e você verá que ele prepara os movimentos e se posiciona para receber algo.

Quando quiser estimular a coordenação do seu filho, brinque com ele de jogar e pegar uma bola, de jogá-la na parede para ele tentar pegar ou, dependendo da idade dele, você pode consultar as atividades sugeridas no link a seguir:

The Developmental Benefits of Practicing Ball Skills with your Child

Quer receber outros conteúdos como este de graça?

Assine a nossa newsletter e faça parte da comunidade kinedu.

Artigos relacionados

bilinguismo

O bilinguismo e o cérebro

Muitos pais conhecem os benefícios que o aprendizado de mais de um idioma pode ter no futuro de uma criança.

Deixe seu comentário!

1 comentário em “As habilidades para pegar um objeto e o desenvolvimento da coordenação”

  1. Pingback: Convivência com outras crianças: importância, benefícios e como estimular - Kinedu Blog

Comentários encerrados.