Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Convivência com outras crianças: importância, benefícios e como estimular

convivência com outras crianças - meninos brincando

Como sabemos, o ser humano é um ser sociável. Mais do que nos relacionar com outras pessoas, precisamos estar em sociedade para termos as nossas necessidades de interação atendidas — inclusive, as de afeto.

É por isso que desde os primeiros anos de vida, é fundamental que os nossos filhos pratiquem a convivência com outras crianças. É por meio dessa proximidade, com outros indivíduos iguais a eles, que os pequenos vão aprender a viver em sociedade e a desenvolver habilidades importantes, que vão desde a fala até a capacidade de compartilhar e de sentir empatia.

Mas quando começar a estimular essa convivência? Como fazer isso de forma saudável e natural? Confira algumas dicas e os primeiros passos agora mesmo!

Qual é a melhor idade para iniciar a convivência com outras crianças?

Desde o nascimento até por volta dos 3 anos de idade, o ser humano está amadurecendo as suas habilidades sociais.

Em um primeiro momento, o contato visual, físico, e a voz de seus pais estimulam a capacidade de conviver e de reconhecer o outro, ainda que de forma um pouco mais primitiva.

Conforme os meses vão passando, os bebês ampliam a sua capacidade de enxergar, perceber o mundo — e as demais pessoas à sua volta — e responder aos estímulos: os primeiros (e encantadores) sorrisos são os primeiros sinais!

Em seguida, o desenvolvimento motor e o início da fala vêm como um grande salto na capacidade de conviver com outras crianças. Nesse período (que geralmente se inicia aos 2 anos de idade), as crianças já começam a notar seus coleguinhas da mesma idade, ainda que não saibam exatamente como agir.

A partir dessa fase, é comum ver as crianças socializando com outras à sua própria maneira: tentando tocar (de forma carinhosa ou não), expressando o seu vocabulário e, até mesmo, tirando os brinquedos da mão umas da outras. Atitudes que devem ser vistas como naturais, pois é apenas o ser humano descobrindo o outro e os seus limites de convivência.

Quais são os benefícios de conviver com crianças da mesma idade?

Como acabamos de mencionar, algumas crianças, ao começarem a conviver com outras da mesma idade, podem apresentar atitudes como bater, empurrar, puxar os cabelos e pegar coisas das mãos dos amiguinhos. Por esses motivos, muitos pais preferem adiar o convívio do seu filho com outros pequeninos — mas é preciso ter em mente que a convivência traz muitos benefícios, além de ajudar a desenvolver mais rapidamente habilidades importantes, como:

  • a fala: ao ouvir outras crianças falando, o seu filho vai aprender palavras novas e desenvolver a linguagem com mais velocidade;
  • a capacidade de compartilhar: muitas vezes, a criança é o centro das atenções da casa (nada mais natural, não é mesmo?), mas saber dividir com as outras pessoas é uma habilidade importante. A convivência com outros pequenos da mesma idade incentiva atitudes de colaboração e compartilhamento — desde brinquedos, alimentos e, até mesmo, a sua atenção;
  • a diversão de estar junto: acredite, eles aprendem rápido que brincar com os coleguinhas é mais divertido! E por mais que os pais se esforcem para entreter (e entender) uma criança, não será igual à interação natural entre eles.
  • a capacidade de esperar a sua vez: mais uma vez, estar com crianças da mesma idade faz o pequeno indivíduo compreender que há mais pessoas em volta, e é precico saber esperar a sua vez para brincar ou ser atendido, por exemplo.

Como incentivar da melhor forma e de acordo com cada idade?

Naturalmente, os estímulos de convivência devem ser diferentes de acordo com a faixa etária do bebê ou da criança. Confira algumas dicas que respeitam o desenvolvimento de cada idade.

X
banner kinedu desenvolvimento

Até 1 ano

Nos primeiros meses de vida, os bebês apreciam ser tocados e segurados no colo, além de fazerem caretas e imitarem gestos simples: mostre a língua e ele, provavelmente, vai fazer o mesmo!

Por volta dos 3 ou 4 meses, os pequeninos começam a expressar seus primeiros sorrisos sociais, dar risadas, gritinhos e fazer barulhinhos. Brinque, faça graça para arrancar as gargalhadas e divirtam-se! O vínculo entre vocês está se fortalecendo!

A partir dos 7 meses, os bebês começam a perceber outros bebês, fixando os olhares, mas a interação não costuma ir adiante. Ao final do primeiro ano, eles ainda podem estranhar outras pessoas e não demonstrar interesse por outras crianças. Você pode colocá-lo lado a lado com outros pequenos da mesma idade, para perceberem um ao outro, mas não estranhe se eles mal interagirem: essa postura “antissocial” é natural.

De 1 a 2 anos

Mais capazes de se locomoverem e de se comunicarem, as crianças entre 1 e 2 anos estão mais abertas a fazer novos amigos de todas as idades, mas não gostam de dividir as suas coisas!

Além disso, elas apreciam observar as outras crianças por bastante tempo, aprendendo o que fazer.

Uma boa dica nessa fase, é respeitar o seu filho: ele não está sendo egoísta, nem evitando as outras crianças. Não o force a dividir ou interagir. Quanto mais tranquila for essa aproximação, mais rápida e natural ela vai acontecer.

De 2 a 4 anos

Até os 3 anos, as crianças ainda têm dificuldades em perceber as emoções do outro, são mais autocentradas e estão em busca de sua própria autonomia e independência. Por esses motivos, pode ser um grande desafio para elas esperar a sua vez e compartilhar.

Uma boa estratégia para desenvolver as habilidades de convivência nessa etapa da vida é incentivar o contato com outras crianças: se seu filho ainda não frequenta uma escola ou creche, tente levá-lo a festas infantis, parques ou espaços públicos frequentados por outras crianças e, até mesmo, às casas de seus amigos que tenham filhos!

Algumas brincadeiras bem divertidas e que desenvolvem a capacidade de se comunicar e “se colocar no lugar do outro” são aquelas que utilizam simbologias, como o faz de conta ou os fantoches. Conte histórias em que os personagens têm sentimentos, convide a criança a explorar a casa como se fosse um vale dos dinossauros! Não há maneira mais animada de desenvolver as habilidades dos seus pequenos!

Viu só como incentivar a convivência com outras crianças pode ser fácil e divertido? Não tenha receio das atitudes que o seu filho (ou os outros pequeninos) vão ter! Tudo isso faz parte do aprendizado e do desenvolvimento do ser humano.

Quer saber mais sobre cada etapa da vida do seu filho? Mais dicas de brincadeiras para estimular o aprendizado de forma divertida? É só testar o aplicativo Kinedu gratuitamente!

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.