Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

5 atividades de inverno para crianças

Pontos chave:

  1. Ler livros com temática de inverno com elementos táteis é uma ótima maneira de expor a estação às crianças de 1 a 2 anos.
  2. As atividades para essa faixa etária podem incluir um banho quente, páginas para colorir e preparar guloseimas com tema de inverno.
  3. Crianças de 2 a 3 anos podem se envolver ainda mais nas atividades de inverno, trazendo neve para dentro para brincadeiras sensoriais, fazendo artesanato com tema de inverno e ajudando a cozinhar.
  4. Para crianças de 3 a 4 anos, as atividades podem incluir falar sobre bonecos de neve, fazer neve artificial e classificar animais de inverno para melhorar suas habilidades linguísticas.

Tarefas para crianças de 1 a 2 anos:

Leitura sobre o tema: Uma das maneiras mais fáceis de expor o seu filho à temática de inverno é ler sobre isso com ele. É melhor começar com o tato, sentindo os livros, para que o processo seja mais interativo para o seu pequeno. Você pode ensinar ao seu filho tudo sobre o inverno: clima, roupas adequadas e atividades para esta estação, simplesmente dedicando tempo à leitura de um bom livro! Meus favoritos são Winter (Inverno, em inglês), do Roger Priddy (Bright Baby Touch & Feel), e Baby Loves Winter (O bebê ama o inverno, em inglês).

Tomar um banho de inverno: A hora do banho é um momento maravilhoso para incorporar o tema do inverno. Você pode construir um iglu com bolhas, colorir a água com gotas azuis ou até mesmo colocar um ou dois cubos de gelo dentro da banheira e conversar com o seu filho sobre a diferença entre “frio” e “quente”. As crianças aprendem melhor com experiências multisensoriais, então aproveite!

Colorir: As páginas para colorir são frequentemente ignoradas nesta era digital, mas não deveriam! Grande parte das crianças que brincam de colorir desde cedo consideram esta uma atividade calmante e enriquecedora. Há uma variedade enorme de páginas para colorir com tema de inverno que você pode imprimir para o seu pequeno. Esta é uma atividade perfeita para fazer naqueles dias frios em que o melhor mesmo é ficar em casa.

Tarefas para crianças de 2 a 3 anos:

X
banner kinedu desenvolvimento

Cozinhar: Cozinhar é uma atividade de inverno incrível, e que certamente estimulará o desenvolvimento da linguagem! Isso porque cozinhar envolve seguir instruções, aprender novas palavras, trabalhar em conjunto, paciência e, claro, uma recompensa comestível. Cozinhar é uma ótima atividade para fazer em casa nos dias frios, mas você também pode incluir o tema de inverno nesta brincadeira. Por exemplo, vocês podem preparar biscoitos temáticos de inverno, cupcakes de neve ou brownies de chocolate quente.

Fazer trabalhos manuais: Você pode fazer artesanatos de inverno com o seu filho usando apenas dois materiais. Para a estética do inverno, você só vai precisar de bolas de algodão e cola! Vocês podem fazer bolas de neve, um boneco de neve, um iglu ou um urso polar – são ideias simples e igualmente adoráveis!

Tarefas para crianças de 3 a 4 anos:

Fazer a própria neve: Existem algumas receitas caseiras diferentes para a neve de mentirinha, mas a minha favorita é com bicarbonato de sódio e creme de barbear. Vocês podem brincar com a neve falsa em uma bandeja ou em um recipiente, para facilitar a limpeza. Eu gosto de trazer as crianças até o recipiente e construir bonecos de neve, fazer bolas de neve ou iglus com elas. Observe o que o seu filho gosta e deixe que ele lidere a brincadeira, seguindo as ideias e a narração dele. 

Classificar animais: A classificação de animais é um jogo divertido para qualquer época do ano! Vocês podem usar figurinhas, adesivos ou páginas para colorir, dependendo do que tiver à mão. Dependendo do nível do seu filho, vocês podem classificar de 2 a 4 tipos de animais. Os critérios podem ser, por exemplo, animais de inverno versus animais de verão, ou animais de estimação versus animais selvagens. As atividades com animais são ótimas para impulsionar o desenvolvimento linguístico porque há muito o que falar (por exemplo, onde eles vivem, como é a aparência deles, como eles se sentem, o que comem, etc.).

Molly Dresner é patologista e terapeuta da linguagem com base em Nova York. Ela recentemente publicou seu livro The Speech Teacher’s Handbook, um guia interessante com dicas práticas e atividades simples para os pais ajudarem seus filhos.

Instagram @thespeechteacher, página web ou Facebook.

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.