X
X

Atividades de inverno para o seu filho

Ajude o seu bebê a dormir melhor.

Ajude o seu bebê a dormir melhor.

X
X

Tarefas para crianças de 1 a 2 anos:

Leitura sobre o tema: Uma das maneiras mais fáceis de expor o seu filho à temática de inverno é ler sobre isso com ele. É melhor começar com o tato, sentindo os livros, para que o processo seja mais interativo para o seu pequeno. Você pode ensinar ao seu filho tudo sobre o inverno: clima, roupas adequadas e atividades para esta estação, simplesmente dedicando tempo à leitura de um bom livro! Meus favoritos são Winter (Inverno, em inglês), do Roger Priddy (Bright Baby Touch & Feel), e Baby Loves Winter (O bebê ama o inverno, em inglês).

Tomar um banho de inverno: A hora do banho é um momento maravilhoso para incorporar o tema do inverno. Você pode construir um iglu com bolhas, colorir a água com gotas azuis ou até mesmo colocar um ou dois cubos de gelo dentro da banheira e conversar com o seu filho sobre a diferença entre “frio” e “quente”. As crianças aprendem melhor com experiências multisensoriais, então aproveite!

Colorir: As páginas para colorir são frequentemente ignoradas nesta era digital, mas não deveriam! Grande parte das crianças que brincam de colorir desde cedo consideram esta uma atividade calmante e enriquecedora. Há uma variedade enorme de páginas para colorir com tema de inverno que você pode imprimir para o seu pequeno. Esta é uma atividade perfeita para fazer naqueles dias frios em que o melhor mesmo é ficar em casa.

Tarefas para crianças de 2 a 3 anos:

Cozinhar: Cozinhar é uma atividade de inverno incrível, e que certamente estimulará o desenvolvimento da linguagem! Isso porque cozinhar envolve seguir instruções, aprender novas palavras, trabalhar em conjunto, paciência e, claro, uma recompensa comestível. Cozinhar é uma ótima atividade para fazer em casa nos dias frios, mas você também pode incluir o tema de inverno nesta brincadeira. Por exemplo, vocês podem preparar biscoitos temáticos de inverno, cupcakes de neve ou brownies de chocolate quente.

X
banner kinedu desenvolvimento

Fazer trabalhos manuais: Você pode fazer artesanatos de inverno com o seu filho usando apenas dois materiais. Para a estética do inverno, você só vai precisar de bolas de algodão e cola! Vocês podem fazer bolas de neve, um boneco de neve, um iglu ou um urso polar – são ideias simples e igualmente adoráveis!

Tarefas para crianças de 3 a 4 anos:

Fazer a própria neve: Existem algumas receitas caseiras diferentes para a neve de mentirinha, mas a minha favorita é com bicarbonato de sódio e creme de barbear. Vocês podem brincar com a neve falsa em uma bandeja ou em um recipiente, para facilitar a limpeza. Eu gosto de trazer as crianças até o recipiente e construir bonecos de neve, fazer bolas de neve ou iglus com elas. Observe o que o seu filho gosta e deixe que ele lidere a brincadeira, seguindo as ideias e a narração dele. 

Classificar animais: A classificação de animais é um jogo divertido para qualquer época do ano! Vocês podem usar figurinhas, adesivos ou páginas para colorir, dependendo do que tiver à mão. Dependendo do nível do seu filho, vocês podem classificar de 2 a 4 tipos de animais. Os critérios podem ser, por exemplo, animais de inverno versus animais de verão, ou animais de estimação versus animais selvagens. As atividades com animais são ótimas para impulsionar o desenvolvimento linguístico porque há muito o que falar (por exemplo, onde eles vivem, como é a aparência deles, como eles se sentem, o que comem, etc.).

Molly Dresner é patologista e terapeuta da linguagem com base em Nova York. Ela recentemente publicou seu livro The Speech Teacher’s Handbook, um guia interessante com dicas práticas e atividades simples para os pais ajudarem seus filhos.

Instagram @thespeechteacher, página web o Facebook.

Quer receber outros conteúdos como este de graça?

Assine a nossa newsletter e faça parte da comunidade kinedu.

Artigos relacionados

bilinguismo

O bilinguismo e o cérebro

Muitos pais conhecem os benefícios que o aprendizado de mais de um idioma pode ter no futuro de uma criança.

Deixe seu comentário!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *