Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

O que é o autismo e quais são seus primeiros sinais?

Pontos chave:
1. O autismo envolve diferenças no desenvolvimento do cérebro e é influenciado por fatores genéticos e ambientais, excluindo criação e vacinas como causas.
2. Características compartilhadas entre indivíduos com autismo incluem dificuldades na comunicação, desafios na interação social, comportamentos repetitivos e preferências por rotinas.
3. O autismo faz parte de um espectro (TEA), incluindo tipos como a Síndrome de Asperger com semelhanças e diferenças em rotinas, socialização e deficiências de aprendizado.
4. A detecção precoce do autismo é fundamental para abordar marcos de desenvolvimento até os 12 meses, indicando responsividade social, comunicação e padrões de comportamento. Recomenda-se consultar um médico para avaliação e orientação em caso de preocupação.

O autismo é um distúrbio do desenvolvimento que se resume a diferenças no desenvolvimento do cérebro do indivíduo. As causas do autismo ainda são desconhecidas, mas acredita-se que estejam relacionadas a diversos fatores, incluindo componentes genéticos e fatores ambientais; é importante ressaltar que a educação e a vacinação não estão entre esses fatores.

Cada pessoa com autismo é diferente; no entanto, existem características comuns entre elas. Essas características incluem dificuldades relacionadas à área socioafetiva, tais como: se comunicar, interagir com os outros, fazer amigos, perceber o que os outros sentem, fazer contato visual, detectar sarcasmo, entre outras. Também é comum que indivíduos com autismo executem movimentos repetitivos e busquem rotinas. Certos ruídos ou mudanças sutis podem incomodá-los. Eles podem ter um forte interesse em um determinado tema, e podem até se tornar especialistas nele; mas, por outro lado, podem apresentar dificuldade de aprendizado.

O autismo é tão amplo, que faz parte de um espectro chamado Transtorno do Espectro Autista (TEA). Dentro desta gama, existem diferentes tipos de autismo – entre eles, a Síndrome de Asperger, que tem semelhanças com o autismo, como a necessidade de rotinas, a frustração com mudanças, a dificuldade de socialização e a paixão por um determinado tópico. A principal diferença é que não há deficiência de aprendizado.

X
banner kinedu saúde

O diagnóstico do autismo é frequentemente tardio e, na maioria das vezes, ele não é detectado até uma idade mais avançada. No entanto, especialistas notaram que a detecção precoce é extremamente benéfica, pois medidas podem ser tomadas para ajudar a promover maior adaptabilidade e independência. Sabemos que toda criança é diferente e se desenvolve no seu próprio ritmo, mas há certos marcos de desenvolvimento que, caso não sejam conquistados em determinada idade, podem ser um sinal. Abaixo estão alguns sinais relacionados ao autismo; esses marcos são normalmente atingidos quando as crianças completam 12 meses de idade. Se o seu filho apresentar muitos desses sinais e você estiver preocupada com o desenvolvimento dele, não deixe de entrar em contato com seu médico e conversar sobre isso.

Sinais que representam um alerta (após 12 meses):

O bebê:

  • Não reage ao próprio nome;
  • Não socializa com os cuidadores de forma recíproca;
  • Fica bravo com pequenas mudanças;
  • Balança seu corpo, bate as mãos ou gira em círculos;
  • Prefere brincar sozinho;
  • Evita ou resiste ao contato visual;
  • Não muda muito sua expressão facial;
  • Não aponta para objetos ou reage quando você aponta para um objeto;
  • Usa pouco ou nenhum gesto, como gestos simples de “oi” e “tchau”;
  • Não responde ou entende instruções simples, como “Me mostre o gato”;
  • Se ele balbucia, não parece estar tendo uma conversa;
  • Se ele fala, a voz é quase robótica;
  • Ele não consegue falar nenhuma palavra;
  • Ele não atingiu alguns dos marcos de desenvolvimento;
  • Não procura por coisas que ele vê você esconder;
  • Tem interesses obsessivos (por exemplo, ele pode passar muito tempo observando objetos que giram, como um ventilador ou rodas de carrinhos);
  • Usa objetos da mesma maneira todas as vezes, e geralmente demonstra interesse por apenas uma parte deles (por exemplo, ele pode brincar com um brinquedo com luzes apenas ligando-o e desligando-o);
  • Tende a seguir uma rotina.

Estes são apenas alguns sinais de autismo. Se seu filho apresentar alguns deles, não significa necessariamente que ele seja autista. No entanto, se você ficou preocupada porque percebeu que o seu bebê apresenta a maioria deles, é melhor entrar em contato com o seu pediatra e conversar com ele sobre isso. Dessa forma, juntos, vocês poderão ver se o desenvolvimento do seu bebê está no caminho certo, ou se é uma boa ideia submetê-lo à avaliação de um especialista.

Artigos Relacionados