O desenvolvimento do autocontrole deve ser uma prioridade no desenvolvimento das crianças – agora sabemos o quanto isso é importante para impactar positivamente os resultados da vida.

Saúde e prosperidade

De acordo com um novo estudo, o autocontrole pode ser o ingrediente secreto para a saúde e a riqueza futuras. Em um estudo de longo prazo conduzido pelo psicólogo Terrie Moffit, da Universidade de Duke, 1.000 neozelandeses foram acompanhados desde o nascimento até os 32 anos. De maneira surpreendente, quando você avança para a idade adulta, as crianças que tiveram menor pontuação em medidas de autocontrole quando tinham 3 anos de idade tiveram mais problemas de saúde, dificuldades financeiras, dependência de substâncias, problemas acadêmicos, comportamento agressivo e criminalidade.

Essas descobertas chamam a atenção para a importância do autocontrole. Concentrar os esforços no fortalecimento adequado das habilidades de autocontrole durante os primeiros anos pode trazer benefícios duradouros para as crianças, suas famílias e para a sociedade. Como pais, uma de nossas principais responsabilidades é ensinar aos nossos filhos a controlar seus pensamentos, emoções e comportamentos. Está claro que o autocontrole é fundamental para que uma criança tenha sucesso acadêmico e socioafetivo. No entanto, é importante notar que o córtex pré-frontal dos bebês e das crianças pequenas (a parte do cérebro associada à autorregulação e ao controle) não está totalmente desenvolvido; por isso, não podemos esperar de uma criança que ela demonstre o autocontrole de um adulto. Sua abordagem para estabelecer limites deve estar de acordo com o estágio de desenvolvimento do seu bebê. Se seu filho for muito jovem, ele terá problemas para controlar efetivamente as emoções, os pensamentos e as ações.

App Kinedu Desenvolvimento do bebePowered by Rock Convert

O ambiente doméstico desempenha um papel crítico no desenvolvimento do autocontrole durante os primeiros anos de vida. É durante a infância que os bebês começam a desenvolver uma noção de si mesmos, e fornecer cuidado responsivo e um apego seguro é a chave para facilitar o processo de desenvolvimento. Na verdade, a Rede de Pesquisa em Cuidados Infantis do Instituto Nacional de Saúde Infantil e Desenvolvimento Humano (NICHD) descobriu que o ambiente doméstico de crianças de 0 a 5 anos de idade pode prever habilidades de autocontrole na primeira série. Além de receber as orientações corretas, o afeto e o apoio dos pais, bem como os recursos físicos e sociais necessários, são importantes para estabelecer um ambiente que promove o desenvolvimento do autocontrole.

Dada a importância de promover essa habilidade, descrevemos algumas estratégias que você pode usar para incentivar a regulação dos pensamentos, emoções e ações do seu bebê. Aqui estão algumas sugestões que podem ajudar você a começar:

  1. Certifique-se de que seu filho saiba o que virá a seguir. Por exemplo, quando for ao supermercado, diga: “Vamos às compras, mas hoje não vamos comprar doces”; ou “Vamos comprar frutas, que também são doces”. Se o seu filho repetir o que você disse a ele anteriormente, ele poderá usar a regra para guiar seu próprio comportamento.
  2. Forneça uma programação e uma rotina diária planejada e previsível.
  3. Faça uma encenação com seu filho sobre o que dizer ou como agir em determinadas situações.
  4. Ensine e fale sobre sentimentos e repita as regras do lar com frequência.
  5. Mantenha-se calmo e firme em sua voz e suas ações, mesmo quando seu filho parecer fora de controle.
  6. Incentive a brincadeira de faz-de-conta – você pode fornecer itens para que seu filho tenha papéis diferentes, como por exemplo: pai, policial, bombeiro, médico ou mágico. Essas brincadeiras são ótimas, porque permitem que seu filho aprenda a seguir as regras do papel que ele desempenha.
  7. Faça brincadeiras como “pare e continue” ou “estátua”, nas quais seu filho irá começar a fazer ações diferentes e interrompê-las conforme indicado pelo “líder” do jogo.

No geral, procure oportunidades para o seu bebê praticar a espera e o compartilhamento. À medida que seu bebê cresce e desenvolve mais autocontrole, você poderá estabelecer mais limites. Com paciência e consistência, seu filho irá desenvolver o autocontrole. Lembre-se sempre de ser paciente e de que nada funcionará toda vez, então continue ajustando suas estratégias!

Aqui está uma atividade do Kinedu que trabalha o autocontrole, e que pode ajudar você a começar!