Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Como ajudar seu filho a desenvolver o autocontrole

Pontos chave:

  1. Desenvolver o autocontrole nas crianças é importante para o seu sucesso geral na vida.
  2. Desenvolver o autocontrole durante os primeiros anos pode trazer benefícios duradouros para as crianças, suas famílias e a sociedade.
  3. Pontuações mais baixas em medidas de autocontrole no início da vida podem levar a problemas de saúde, dificuldades financeiras, dependência de substâncias, problemas acadêmicos, comportamento agressivo e antecedentes criminais na idade adulta.
  4. Estratégias para incentivar o desenvolvimento do autocontrole em crianças pequenas incluem proporcionar uma rotina diária planeada e previsível, ensinar e discutir sentimentos e regras domésticas, encorajar brincadeiras de faz-de-conta e jogos de parar e andar.

O desenvolvimento do autocontrole deve ser uma prioridade no desenvolvimento das crianças – agora sabemos o quanto isso é importante para impactar positivamente os resultados da vida.

Saúde e prosperidade

De acordo com um novo estudo, o autocontrole pode ser o ingrediente secreto para a saúde e a riqueza futuras. Em um estudo de longo prazo conduzido pelo psicólogo Terrie Moffit, da Universidade de Duke, 1.000 neozelandeses foram acompanhados desde o nascimento até os 32 anos. De maneira surpreendente, quando você avança para a idade adulta, as crianças que tiveram menor pontuação em medidas de autocontrole quando tinham 3 anos de idade tiveram mais problemas de saúde, dificuldades financeiras, dependência de substâncias, problemas acadêmicos, comportamento agressivo e criminalidade.

Essas descobertas chamam a atenção para a importância do autocontrole. Concentrar os esforços no fortalecimento adequado das habilidades de autocontrole durante os primeiros anos pode trazer benefícios duradouros para as crianças, suas famílias e para a sociedade. Como pais, uma de nossas principais responsabilidades é ensinar aos nossos filhos a controlar seus pensamentos, emoções e comportamentos. Está claro que o autocontrole é fundamental para que uma criança tenha sucesso acadêmico e socioafetivo. No entanto, é importante notar que o córtex pré-frontal dos bebês e das crianças pequenas (a parte do cérebro associada à autorregulação e ao controle) não está totalmente desenvolvido; por isso, não podemos esperar de uma criança que ela demonstre o autocontrole de um adulto. Sua abordagem para estabelecer limites deve estar de acordo com o estágio de desenvolvimento do seu bebê. Se seu filho for muito jovem, ele terá problemas para controlar efetivamente as emoções, os pensamentos e as ações.

X
banner kinedu desenvolvimento

O ambiente doméstico desempenha um papel crítico no desenvolvimento do autocontrole durante os primeiros anos de vida. É durante a infância que os bebês começam a desenvolver uma noção de si mesmos, e fornecer cuidado responsivo e um apego seguro é a chave para facilitar o processo de desenvolvimento. Na verdade, a Rede de Pesquisa em Cuidados Infantis do Instituto Nacional de Saúde Infantil e Desenvolvimento Humano (NICHD) descobriu que o ambiente doméstico de crianças de 0 a 5 anos de idade pode prever habilidades de autocontrole na primeira série. Além de receber as orientações corretas, o afeto e o apoio dos pais, bem como os recursos físicos e sociais necessários, são importantes para estabelecer um ambiente que promove o desenvolvimento do autocontrole.

Dada a importância de promover essa habilidade, descrevemos algumas estratégias que você pode usar para incentivar a regulação dos pensamentos, emoções e ações do seu bebê. Aqui estão algumas sugestões que podem ajudar você a começar:

  1. Certifique-se de que seu filho saiba o que virá a seguir. Por exemplo, quando for ao supermercado, diga: “Vamos às compras, mas hoje não vamos comprar doces”; ou “Vamos comprar frutas, que também são doces”. Se o seu filho repetir o que você disse a ele anteriormente, ele poderá usar a regra para guiar seu próprio comportamento.
  2. Forneça uma programação e uma rotina diária planejada e previsível.
  3. Faça uma encenação com seu filho sobre o que dizer ou como agir em determinadas situações.
  4. Ensine e fale sobre sentimentos e repita as regras do lar com frequência.
  5. Mantenha-se calmo e firme em sua voz e suas ações, mesmo quando seu filho parecer fora de controle.
  6. Incentive a brincadeira de faz-de-conta – você pode fornecer itens para que seu filho tenha papéis diferentes, como por exemplo: pai, policial, bombeiro, médico ou mágico. Essas brincadeiras são ótimas, porque permitem que seu filho aprenda a seguir as regras do papel que ele desempenha.
  7. Faça brincadeiras como “pare e continue” ou “estátua”, nas quais seu filho irá começar a fazer ações diferentes e interrompê-las conforme indicado pelo “líder” do jogo.

No geral, procure oportunidades para o seu bebê praticar a espera e o compartilhamento. À medida que seu bebê cresce e desenvolve mais autocontrole, você poderá estabelecer mais limites. Com paciência e consistência, seu filho irá desenvolver o autocontrole. Lembre-se sempre de ser paciente e de que nada funcionará toda vez, então continue ajustando suas estratégias!

Aqui está uma atividade do Kinedu que trabalha o autocontrole, e que pode ajudar você a começar!

Artigos Relacionados