Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

O que é o baixo peso ao nascer?

baixo peso ao nascer

Principais pontos:

  • O baixo peso ao nascer refere-se a bebês que nascem com um peso inferior a dois quilos e meio, e é dividido em categorias de acordo com o peso específico.
  • Bebês prematuros têm maior risco de nascer com baixo peso devido à interrupção de seu crescimento no último trimestre da gravidez.
  • Para manter um bebê que nasceu com baixo peso saudável, é essencial fornecer amamentação, uma dieta equilibrada e incentivar a atividade física, permitindo que o bebê siga seus sinais naturais de fome e saciedade.
  • Os primeiros mil dias de vida são fundamentais para o seu desenvolvimento físico e mental.

Entendendo o baixo peso ao nascer em recém-nascidos

O baixo peso ao nascer ocorre quando os bebês nascem com menos de dois quilos e meio. Dentro do baixo peso ao nascer, existem diferentes categorias:

  • <1 kg: extremo baixo peso ao nascer.
  • 1 kg – 1,5 kg: muito baixo peso ao nascer.
  • 1,5 kg – 2,5 kg: baixo peso ao nascer.
  • 2,5 kg – 4 kg: peso normal.

Por que o baixo peso ao nascer ocorre?

O principal ganho de peso ocorre no último trimestre da gravidez, da 38ª semana à 40ª semana. Portanto, é mais provável que bebês prematuros nasçam com baixo peso porque seu crescimento é interrompido. Além disso, outros fatores que podem afetar o peso ao nascer incluem a idade da mãe, gestações múltiplas, frequência de exames pré-natais, condições de saúde materna, exposição a pesticidas, consumo de tabaco e álcool e nutrição inadequada durante o desenvolvimento fetal.

Entendendo os riscos

É importante ter em mente que dietas restritivas não são adequadas durante a gravidez. No passado, costumávamos prestar atenção apenas a bebês que nasciam muito grandes, acima do peso normal. No entanto, hoje sabemos que o baixo peso ao nascer também pode estar relacionado a problemas de saúde ao longo da vida.

X
banner kinedu desenvolvimento

Quais são alguns dos riscos que um recém-nascido com baixo peso enfrenta?

Alguns bebês têm maior risco de doenças infecciosas, portanto, é fundamental concentrar-se em desenvolver uma microbiota saudável por meio da amamentação, complementando com fórmulas infantis quando necessário e introduzindo uma alimentação complementar saudável quando chegar a hora. Eles também podem ter maior risco de desenvolver distúrbios metabólicos e obesidade, tanto na infância quanto na idade adulta.

Estudos recentes nos dizem que nosso DNA não é o guia definitivo para toda a nossa vida. Temos tanto nosso genótipo, que é o conjunto de informações genéticas contidas em nosso DNA, quanto nosso fenótipo, que é como esses genes são expressos e podem ser modificados por estímulos externos, sejam eles positivos ou negativos.

No início da vida, pode ocorrer uma reprogramação do material genético para adaptar o desenvolvimento humano às condições ambientais. Por exemplo, recém-nascidos com baixo peso podem ter um instinto de sobrevivência, o que faz com que o metabolismo conserve energia, uma reduzida sensação de saciedade e uma maior tendência a acumular gordura, levando a um maior risco de desenvolver distúrbios metabólicos.

Como manter meu bebê saudável?

Amamentar até os seis meses de idade, introduzir uma dieta saudável e equilibrada respeitando os sinais de fome e saciedade do seu bebê e incentivar a atividade física podem ser de grande ajuda para minimizar os efeitos que o baixo peso ao nascer pode ter na saúde do bebê. É essencial não forçar seu pequeno a comer nem compará-lo com os outros, mas permitir que ele siga seus próprios sinais naturais de fome e saciedade.

Os primeiros mil dias de vida do seu bebê, que consistem em 270 dias de gestação e 730 dias pós-natais (até o segundo aniversário), são o período mais crítico para o desenvolvimento físico e mental. Esse período é comumente conhecido como a “janela dourada” de oportunidades. Portanto, mesmo que algo não tenha acontecido como planejado, como o nascimento prematuro ou o baixo peso ao nascer, é fundamental saber que não estamos limitados pelo nosso DNA, e estímulos positivos podem reverter esses efeitos metabólicos.

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.