A candidíase vaginal é uma infecção causada pelo crescimento do fungo Candida em suas paredes vaginais. Ter uma pequena quantidade desses fungos é completamente normal. No entanto, você pode desenvolver uma infecção se eles se multiplicarem demais.
Essa infecção é comum durante a gravidez, devido aos altos níveis de estrogênio e, portanto, maior produção de glicogênio na vagina (o glicogênio favorece o crescimento do fungo).
Os sintomas mais comuns da candidíase vaginal são: corrimento vaginal espesso, sensação de queimação ao urinar, dor, vermelhidão e coceira ao redor da vagina ou dos lábios. Se você sentir algum destes sintomas, consulte o seu médico para fazer um exame. Conversar com um profissional antes de se medicar é muito importante, pois esses sintomas podem ser confundidos com outros tipos de infecções, como doenças sexualmente transmissíveis.
Essa infecção não é prejudicial para o bebê. No entanto, ela pode ser transferida ao bebê durante o parto. Se isso acontecer, ela pode ser tratada sem problemas.
Como posso prevenir a candidíase vaginal?
- Evite umidade na área genital;
- Use calcinhas de algodão;
- Evite usar calças sintéticas;
- Tente dormir sem calcinha para ventilar melhor a área genital;
- Lave os genitais com água e evite duchas vaginais.