X
X
andar segurando alguma coisa

Carregando objetos durante os primeiros passos

Ajude o seu bebê a dormir melhor.

Ajude o seu bebê a dormir melhor.

X
X

Testemunhar os primeiros passos do seu filho é uma experiência muito emocionante!

Já falamos sobre a importância de alcançar certos marcos do desenvolvimento, como levantar-se ou engatinhar. Hoje, escolhemos um tema muito interessante, que terá uma importância vital quando seu filho der os primeiros passos: empurrar ou puxar objetos para manter o equilíbrio.

Pode parecer que é difícil para o seu filho segurar alguma coisa enquanto anda. Se ele estiver começando a aprender a andar, talvez você ache que fazer duas coisas ao mesmo tempo poderá afetar o equilíbrio dele. No entanto, o que acontece é justamente o contrário! Pesquisas mostram que carregar um objeto de fato melhora o equilíbrio.

Em um estudo, os pesquisadores observaram cinquenta crianças de 13 meses em suas casas. O foco da observação era se elas seguravam objetos enquanto andavam ou engatinhavam. Acontece que as crianças que andavam quase nunca caíam se estavam carregando alguma coisa. 90% destas crianças seguravam brinquedos ao andar sem razão aparente, e a quantidade de quedas era bruscamente reduzida dessa maneira; elas caíam duas vezes mais quando não estavam segurando nada.

X
banner kinedu desenvolvimento

As crianças apresentaram um controle de equilíbrio melhor enquanto carregavam um objeto. Mas por quê? Uma possível explicação é que segurar algo fez com que elas se sentissem mais confiantes. Talvez o efeito seja similar a apoiar-se nos móveis. Além deste benefício, carregar alguma coisa espontaneamente dá às crianças a oportunidade de combinar suas habilidades manuais e locomotoras enquanto interagem com o seu entorno.

Estas são algumas maneiras pelas quais seu filho pode aproveitar os objetos cotidianos enquanto dá seus primeiros passos:

  • Andar com a coluna ereta segurando um objeto em cada mão.
  • Andar lateralmente, segurando um objeto em uma das mãos e apoiando-se em móveis com a outra.
  • Andar dando uma das mãos para você e segurando um objeto com a outra.

Se o seu pequeno está apenas trabalhando em suas habilidades de engatinhar, talvez você observe as seguintes posições:

  • Engatinhar sobre as mãos e os joelhos enquanto empurra um objeto pelo chão com uma mão.
  • Carregar um brinquedo com a boca enquanto engatinha.
  • Engatinhar carregando alguma coisa debaixo do braço.

Isso é benéfico não apenas para a habilidade de andar, mas também para as habilidades cognitivas e sociais do seu filho. Praticar segurar objetos enquanto anda ou engatinha permitirá que o seu filho aprenda sobre as propriedades dos objetos e como interagir com o mundo de maneiras novas. Tente ter à mão um cesto de brinquedos ou objetos para que seu filho os pegue quando for andar!

Para mais informações sobre os primeiros passos, visite este artigo.

Quer receber outros conteúdos como este de graça?

Assine a nossa newsletter e faça parte da comunidade kinedu.

Artigos relacionados

Deixe seu comentário!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *