Pontos chave:
1. Crianças de 18 a 24 meses podem ser expostas a programas infantis de alta qualidade com orientação.
2. Entre 2 e 5 anos, as crianças podem assistir até 90 minutos de programas infantis de alta qualidade por dia.
3. Use telas com o seu filho para fortalecer a conexão entre vocês e ajudá-lo a relacionar o que vê com experiências da vida real.
4. Limite sons altos e cores vivas nas telas para evitar a superestimulação.
Em 2016, a Academia Americana de Pediatria (AAP) atualizou o guia sobre a exposição de crianças a telas e mídias audiovisuais. De acordo com as recomendações, crianças entre 18 e 24 meses de idade podem ver programas infantis de qualidade se os pais as ajudarem a entender o que estão vendo, e entre dois e cinco anos de idade, é recomendado um máximo de 90 minutos por dia de programas de qualidade de acordo com sua idade.
A organização Zero to Three faz importantes reflexões sobre como usar mídias digitais e audiovisuais para promover o aprendizado e o desenvolvimento do seu filho, assim como a memória e a atenção. Estes são alguns dos pontos mais interessantes:
– Quando estiverem utilizando um meio audiovisual juntos, faça perguntas e fale sobre o que estão vendo. Isso não só fortalecerá o relacionamento entre vocês, mas também ajudará o seu filho a entender melhor o conteúdo do programa.
– Ajude-o a relacionar o que ele vê na tela com objetos e situações da vida real. Você pode apontar animais em um desenho animado que ele goste ou atividades que ele conhece em um jogo no tablet.
– Não sobrecarregue o seu filho com sons muito altos ou cores muito brilhantes na tela. Mesmo se a televisão estiver ligada como ruído de fundo, pode ser uma distração para as crianças.
– Evite situações em que o seu filho interaja com telas ou mídia digital sem supervisão.
Lembre-se de que as experiências mais importantes e benéficas para o seu filho são aquelas que ele vivencia no mundo real ao seu lado. As crianças aprendem observando e fazendo, por tentativa e erro. Portanto, será mais fácil ele lembrar e aprender com experiências dinâmicas e sensoriais. Quando usar mídias digitais com o seu filho, tente sempre fazer de forma que fortaleça o relacionamento de vocês.
Uma resposta