X
X
hábitos saudáveis para bebê

Hábitos saudáveis para o bebê: quando começar?

Ajude o seu bebê a dormir melhor.

Ajude o seu bebê a dormir melhor.

X
X

Hábitos são ações e comportamentos que são executados repetidamente e, com o tempo, se tornam um pouco mais automatizados. Ou seja, quando os adotamos, são ações que se tornam uma parte natural da nossa vida. Comer frutas e verduras, beber água, adormecer cedo, escovar os dentes, ser ativo, tomar banho, entre outras ações diárias, são chamadas de hábitos saudáveis.

No começo, quando seu filho ainda for pequeno, você será responsável pelas decisões: escolherá a comida dele, a hora de tomar banho, e o lembrará de escovar os dentes. Isso faz parte das coisas que os pais ensinam aos seus filhos para que, no futuro, eles continuem realizando essas ações por si mesmos. É muito provável que uma criança com hábitos saudáveis ​​se torne um adulto que continue a praticá-los. Você provavelmente deve estar se perguntando: quando eu posso começar a ensinar hábitos saudáveis ao meu filho? A resposta geral a esta pergunta é: desde bebê! Explicaremos melhor o assunto neste artigo.

Durante os primeiros dois anos de vida, os hábitos saudáveis ​​que vocês podem praticar são: comer de forma saudável, dormir bem, ser ativo e evitar o uso de telas.

Alimentação saudável

O mais importante em ter uma dieta saudável é desenvolver um bom relacionamento com os alimentos. Por volta dos 6 meses, os bebês começam a consumir alimentos sólidos, além do leite. Recomendamos que você ofereça uma variedade de alimentos com sabores, texturas e cores diferentes ao seu bebê. No início, pode ser difícil para ele aceitar algo novo e, às vezes, será necessário oferecer o mesmo alimento mais de 10 vezes antes que ele se acostume. Isso o ajudará a não ser tão exigente em relação à comida quando crescer. Além disso, quando ele for um pouquinho maior, ensine-o a distinguir alimentos saudáveis ​​de junk food, que só devem ser consumidos esporadicamente.

Também ensine seu filho a preferir água e leite a sucos e bebidas com altos níveis de açúcar. Para contribuir para o relacionamento saudável que ele terá com os alimentos, recomendamos oferecer diferentes opções saudáveis ​​para refeições e lanches, sem forçá-lo a terminar o que não gosta ou comer enquanto vê televisão ou mexe no celular ou tablet. As refeições são o momento ideal para passar tempo juntos e conversar!

Dormir bem

Dormir a quantidade de horas necessárias e descansar bem é essencial para ter energia no dia seguinte. Um recém-nascido tem horários de sono muito irregulares e deve dormir muitas horas; portanto, ainda não é recomendável definir horários. Mais tarde, entre 4 e 6 meses, você pode começar a estabelecer uma rotina de sono e desenvolver esse hábito.

Dormir o suficiente deve ser uma prioridade, sempre de acordo com a idade e as necessidades de cada criança. No começo, será difícil, mas a constância trará seus resultados. Os hábitos saudáveis ​​de sono incluem dormir o suficiente durante a noite, tirar cochilos de acordo com a idade e estabelecer rotinas para dormir e acordar. Tudo isso traz benefícios, como uma maior capacidade de lidar com novas experiências, interagir com outras pessoas e desenvolver habilidades de memória e atenção.

X
banner kinedu saúde

Além disso, junto com a rotina noturna, você pode adicionar outros hábitos positivos na vida do seu filho. Por exemplo, quando ele for maior, você pode criar uma rotina de sono que inclua tomar um banho, escovar os dentes e ler uma história.

Ser ativo

Se o seu filho é ativo desde bebê, é mais provável que se torne uma criança ativa, e, portanto, continue assim no futuro. Promova a brincadeira! Durante o primeiro ano de vida, você pode pendurar brinquedos perto do seu filho para que ele os toque ou chute, e, quando ele já puder segurá-los, ofereça brinquedos para que ele os manipule.

Após o primeiro ano, vocês podem brincar ao ar livre, dançar, brincar de esconde-esconde e fazer outras brincadeiras. O importante é que seu filho fique ativo. Permita que ele corra, dance e escale as coisas enquanto estiver em um ambiente seguro. Reduza o sedentarismo e passe um tempo de qualidade junto com o seu pequeno.

Uso de telas

Antes dos dois anos, a recomendação é limitar o uso de telas. Caso você as utilize, que seja para fazer chamadas de vídeo. Se for colocar um vídeo para o seu filho, ele deve ser educativo e ser assistido sob a sua supervisão. Essa mesma regra se aplica quando seu filho for maior: certifique-se de que a programação dele é de qualidade e que o uso de telas não excede 1 hora por dia.

Sabemos que implementar todos esses hábitos saudáveis ​​na vida do seu filho é provavelmente um desafio, mas você verá que os resultados valerão a pena. Embora seja importante que esses hábitos prevaleçam no seu dia a dia, ajude-o a entender que, às vezes, vocês podem optar por algo diferente. Haverá dias em que uma situação especial surgirá e você dormirá mais tarde do que o normal ou comerá uma fatia de bolo. É totalmente normal, desde que seja algo ocasional.

Por fim, lembre-se de que os pais são o exemplo a ser seguido de seus filhos. A melhor maneira de ensinar seu pequeno será demonstrando a ele suas ações.

Para mais informações sobre hábitos saudáveis, confira os artigos e atividades da seção “Saúde” do catálogo do Kinedu.

Quer receber outros conteúdos como este de graça?

Assine a nossa newsletter e faça parte da comunidade kinedu.

Artigos relacionados

Deixe seu comentário!

2 comentários em “Hábitos saudáveis para o bebê: quando começar?”

  1. Pingback: Comida para bebê: caseira ou industrializada? - Kinedu Blog

  2. Pingback: Meu filho é exigente para comer: dicas para despertar o apetite - Kinedu Blog

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *