Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Como posso garantir o uso responsável de telas para apoiar o desenvolvimento do meu filho?

Pontos chave:
1. Crianças de 18 a 24 meses podem ser expostas a programas infantis de alta qualidade com orientação.
2. Entre 2 e 5 anos, as crianças podem assistir até 90 minutos de programas infantis de alta qualidade por dia.
3. Use telas com o seu filho para fortalecer a conexão entre vocês e ajudá-lo a relacionar o que vê com experiências da vida real.
4. Limite sons altos e cores vivas nas telas para evitar a superestimulação.

Em 2016, a Academia Americana de Pediatria (AAP) atualizou o guia sobre a exposição de crianças a telas e mídias audiovisuais. De acordo com as recomendações, crianças entre 18 e 24 meses de idade podem ver programas infantis de qualidade se os pais as ajudarem a entender o que estão vendo, e entre dois e cinco anos de idade, é recomendado um máximo de 90 minutos por dia de programas de qualidade de acordo com sua idade.

A organização Zero to Three faz importantes reflexões sobre como usar mídias digitais e audiovisuais para promover o aprendizado e o desenvolvimento do seu filho, assim como a memória e a atenção. Estes são alguns dos pontos mais interessantes:

X
banner kinedu desenvolvimento

– Quando estiverem utilizando um meio audiovisual juntos, faça perguntas e fale sobre o que estão vendo. Isso não só fortalecerá o relacionamento entre vocês, mas também ajudará o seu filho a entender melhor o conteúdo do programa.

– Ajude-o a relacionar o que ele vê na tela com objetos e situações da vida real. Você pode apontar animais em um desenho animado que ele goste ou atividades que ele conhece em um jogo no tablet.

– Não sobrecarregue o seu filho com sons muito altos ou cores muito brilhantes na tela. Mesmo se a televisão estiver ligada como ruído de fundo, pode ser uma distração para as crianças.

– Evite situações em que o seu filho interaja com telas ou mídia digital sem supervisão.

Lembre-se de que as experiências mais importantes e benéficas para o seu filho são aquelas que ele vivencia no mundo real ao seu lado. As crianças aprendem observando e fazendo, por tentativa e erro. Portanto, será mais fácil ele lembrar e aprender com experiências dinâmicas e sensoriais. Quando usar mídias digitais com o seu filho, tente sempre fazer de forma que fortaleça o relacionamento de vocês.

Artigos Relacionados