Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Como parar soluço de bebê?

como parar soluço em bebê

Pontos chave:

  1. O soluço em bebês é comum e não é perigoso.
  2. O soluço é causado por espasmos do diafragma e o ar expelido através das cordas vocais.
  3. Dicas para lidar com o soluço: arroto, chupeta, deixar passar, massagem.
  4. Consulte o pediatra se o soluço interferir nas atividades ou no sono do seu bebê.

Todos nós conhecemos os soluços e já tivemos experiências com eles. Porém, a maioria dos pais de primeira viagem tende a se preocupar com soluço em bebê, mesmo que isso não seja necessário. Isso porque os soluços são muito comuns em bebês com até um ano de idade.

A maioria dos pais pode não saber, mas seus bebês têm soluços desde que estavam dentro do útero! O mais provável é que eles tenham começado a soluçar por volta do sexto mês de gestação, quando seus pulmões estavam se desenvolvendo.

O que causa soluço em bebê?

Às vezes, a causa do soluço em bebê não é muito clara, mas normalmente ele aparece quando os bebês estão de barriga cheia, comem muito rápido, inspiram muito ar enquanto comem ou se há uma mudança de temperatura súbita. É importante notar que o soluço normalmente não incomoda o pequeno e dura apenas alguns minutos.

O que acontece no corpo do meu bebê quando ele tem soluço?

Quando os soluços aparecem, o diafragma do seu bebê ― um músculo grande que se move para cima e para baixo quando respiramos ― tem espasmos e as cordas vocais se fecham rapidamente, forçando o ar a sair pelas cordas vocais, o que cria o som característico de um soluço. Quando o estômago de um bebê se expande ― porque está cheio ou porque seu filho engoliu muito ar ―, ele empurra o diafragma e causa espasmos, levando ao soluço.

Soluço em recém-nascido: o que fazer?

Primeiramente: não se preocupe e tente relaxar. Os soluços não são perigosos para o seu bebê. Você pode tentar fazê-lo arrotar, mas é provável que você só tenha que esperar.

X
banner kinedu saúde

3 dicas sobre como parar soluço em bebê

1. Deixe seu bebê arrotar

Para parar o soluço em bebê, tente fazer uma pausa na alimentação para fazê-lo arrotar. Isso pode ajudá-lo a liberar o excesso de gás que pode estar causando os soluços. Colocar seu bebê na posição vertical também pode ser muito útil! A Academia Americana de Pediatria (AAP) sugere que você faça pausas para o seu bebê arrotar a cada duas ou três sorvidas de leite.

Quando seu filho for arrotar, lembre-se de esfregar ou dar tapinhas leves nas costas dele.

2. Deixe o soluço parar naturalmente

Frequentemente, os soluços dos bebês param por conta própria. Se eles não estiverem incomodando seu bebê, você pode simplesmente deixá-los seguir seu curso. Se você não interferir e os soluços do bebê não pararem sozinhos, informe seu pediatra.

3. Faça uma massagem no seu bebê

Quando a causa do soluço em bebê não for a alimentação, você pode tentar esfregar as costas do seu pequeno para ajudar a relaxar o diafragma e, com isso, se livrar dos soluços.

Quando se preocupar com o soluço em bebê?

Os soluços são considerados normais em bebês que ainda não completaram um ano de vida (ou que ainda estão no útero). Normalmente, eles não incomodam os bebês, então você não precisa se preocupar muito a não ser que estejam interferindo nas atividades diárias, como comer ou dormir.

Recomendamos você visitar o pediatra se:

  • Seu bebê estiver soluçando com muita frequência;
  • Ele ficar agitado ou irritado quando soluça;
  • Ele babar muito;
  • Os soluços estiverem atrapalhando o sono do seu bebê;
  • Os soluços continuarem aparecendo depois do primeiro aniversário do seu bebê.

Como evitar os soluços?

A verdade é que as causas do soluço em bebê nem sempre são claras e, por isso, é difícil evitá-lo completamente. No entanto, separamos algumas dicas que podem ajudar:

  • Certifique-se de que seu bebê esteja calmo quando você for alimentá-lo;
  • Não espere até que seu bebê esteja com muita fome, a ponto de começar a chorar ou ficar chateado quando for começar a se alimentar;
  • Evite brincadeiras muito agitadas ou balançá-lo depois de alimentá-lo;
  • Mantenha seu bebê na posição vertical por 20 a 30 minutos depois de cada refeição;
  • Preste atenção para não alimentar seu bebê excessivamente;
  • Alimente seu bebê em pequenas quantidades.

Além disso, tenha cuidado com alguns remédios caseiros que as pessoas geralmente recomendam, já que esses métodos não são indicados para bebês e podem até ser prejudiciais ou oferecer perigo. Por exemplo, evite puxar a língua do seu bebê ou fazê-lo beber água de cabeça para baixo. Lembre-se de que se o soluço não está incomodando seu filho, você pode deixá-lo parar naturalmente.

Artigos Relacionados