Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Como estimular o desenvolvimento do cérebro infatil com interações responsivas

Pontos chave:
1. O desenvolvimento cerebral dos bebês depende de interações responsivas com os cuidadores.
2. As “interações de ação e reação” com os cuidadores são fundamentais para construir a arquitetura cerebral da criança.
3. As interações de ação e reação se tornam mais complexas à medida que o cérebro da criança amadurece e se desenvolve.
4. Harvard recomenda 5 passos para praticar interações de ação e reação com seu filho.

Os bebês chegam ao mundo em um estado de total dependência de seus pais ou cuidadores. Durante seus primeiros anos de vida, tanto seus cérebros quanto seus corpos necessitam da receptividade e das interações com os adultos que os rodeiam. O Dr. Jack Shonkoff, especialista de Harvard, chama esses momentos críticos em que uma criança faz alguma coisa e o adulto responde de volta (e vice-versa) de “jogos de ação e reação”. Segundo ele, esses momentos permitem que você e o seu filho estejam em sintonia um com o outro, interagindo juntos na exploração do mundo exterior ou interior.

O Dr. Shonkoff calcula que, a cada segundo, mais de 1 milhão de novas conexões neurais são formadas. Portanto, a combinação dos genes do seu filho com o seu cuidado e a interação atenciosa com ele contribuirão para construir sua arquitetura cerebral, uma interação por vez.

Você deve estar se perguntando como se identifica um “jogo de ação e reação”. Bem, durante a infância, seu filho irá se comunicar com você por meio de interações muito simples, como olhares, balbucios ou expressões faciais. As interações se tornarão mais complexas à medida que o cérebro dele amadurecer e se desenvolver. Pesquisas mostram que isso logo se torna natural, à medida que vocês praticam juntos e se conhecem melhor.

De acordo com o Centro da Universidade de Harvard para o Desenvolvimento Infantil, estas são as cinco etapas que você pode seguir para praticar o “jogo de ação e reação” com o seu filho:

Observe os gestos e as expressões do seu filho e compartilhe seu foco de atenção. Você pode fazer isso todos os dias, sempre que o vir apontando para alguma coisa, fazendo caretas ou balbuciando.

Reaja aos sinais dele, apoiando-o e incentivando-o. Reconhecer o interesse do seu filho recompensará sua curiosidade, e fará com que ele se sinta ouvido e compreendido.

Nomeie o que o seu filho está vendo, fazendo ou sentindo. Isso ajudará a criar importantes conexões linguísticas em seu cérebro, e lhe dará as palavras necessárias para expressar seu mundo interior.

Revezem-se para falar, e dê um tempo para o seu filho poder pensar e responder ao que você disse ou apontou. Tente manter a interação bidirecional e ser um modelo de autocontrole e cooperação.

Pratique os finais e os começos, sinalizando para o seu filho quando é hora de parar de se concentrar em algo para, então, seguir para uma nova atividade.

Para aprender mais sobre este tema, confira os links:

Center on the Developing Child at Harvard University’s resources on Serve and Return

Folheto sobre as 5 etapas do “jogo de ação e reação”

X
banner kinedu desenvolvimento

Artigos Relacionados