Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Como ajudar o seu bebê a desenvolver a teoria da mente

"Teoria da mente" é uma habilidade inata que requer diferentes tipos de estímulo.

Pontos chave:
1. A Teoria da Mente é entender os estados mentais dos outros (emoções, intenções, crenças).
2. É uma habilidade cognitiva fundamental desenvolvida por meio de interações sociais.
3. Marcos iniciais do desenvolvimento incluem entender a atenção e intenção nos outros.
4. Os pais desempenham um papel crucial em estimular e aprimorar essa habilidade cognitiva.

Quando atribuímos estados mentais (como emoções, intenções, crenças, etc.) a nós mesmos ou aos outros, e entendemos que os outros têm emoções, intenções e crenças que podem ser diferentes das nossas, estamos usando o que os psicólogos chamam de “teoria da mente”. Com base na teoria do desenvolvimento cognitivo de Piaget, os psicólogos concordam que a teoria da mente é uma habilidade potencial inata do ser humano, que requer muitos anos de estímulo social, emocional e cognitivo para que possa se desenvolver por completo.

De acordo com o Dr. Simon Baron-Cohen, da Universidade de Cambridge, é possível observar muitos sinais de uma teoria mental incipiente durante a infância. Entender no que outras pessoas prestam atenção, compreender a ideia de intenção e ter experiências imitativas com os cuidadores (sejam eles pais, familiares ou professores) são importantes marcos do desenvolvimento que as crianças atingem durante seus primeiros anos de vida.

X
banner kinedu desenvolvimento

Embora tudo isso possa parecer complicado, e a pesquisa se baseie no estado da arte da neurociência, a realidade é que ajudar o seu filho a desenvolver a teoria da mente é um aspecto contínuo e parcialmente intuitivo, que pode ser divertido e fácil. Por exemplo, você estimula essa habilidade quando compartilha o foco de atenção do seu filho e observa o que ele aponta, quando o ajuda a nomear uma emoção, quando explica a ele que um momento de angústia ou frustração passará e o ajuda a se distrair, etc. Todas essas ações ajudam o seu filho a construir e fortalecer o córtex pré-frontal.

De acordo com a Revista Internacional do Desenvolvimento Comportamental (International Journal of Behavioral Development, em inglês) de 2015, esta construção inicial da arquitetura do cérebro prepara o terreno para as crianças continuarem desenvolvendo teorias mentais sequencialmente e adquirindo habilidades cognitivas e sociais que, como uma bola de neve, continuarão afetando sua vida adulta.

Por exemplo, as crianças precisam primeiro aprender a reconhecer que outras pessoas têm desejos ou interesses diversos, para que, posteriormente, compreendam a noção de que as pessoas têm crenças diferentes. Então, durante os primeiros anos da adolescência, espera-se que compreendam que nem todos têm acesso à mesma informação. Isso lhes permitirá navegar efetivamente em seu mundo social e entender que eles e outras pessoas podem ter crenças falsas ou ocultar emoções e opiniões.

Quando se envolve em brincadeiras com o seu filho ou realiza atividades lúdicas com ele, como as do Kinedu, você o ajuda a desenvolver sua teoria da mente!

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.