X
X
"Teoria da mente" é uma habilidade inata que requer diferentes tipos de estímulo.

Como ajudar o seu bebê a desenvolver a teoria da mente

2min

Ajude o seu bebê a dormir melhor.

Ajude o seu bebê a dormir melhor.

X
X

Quando atribuímos estados mentais (como emoções, intenções, crenças, etc.) a nós mesmos ou aos outros, e entendemos que os outros têm emoções, intenções e crenças que podem ser diferentes das nossas, estamos usando o que os psicólogos chamam de “teoria da mente”. Com base na teoria do desenvolvimento cognitivo de Piaget, os psicólogos concordam que a teoria da mente é uma habilidade potencial inata do ser humano, que requer muitos anos de estímulo social, emocional e cognitivo para que possa se desenvolver por completo.

De acordo com o Dr. Simon Baron-Cohen, da Universidade de Cambridge, é possível observar muitos sinais de uma teoria mental incipiente durante a infância. Entender no que outras pessoas prestam atenção, compreender a ideia de intenção e ter experiências imitativas com os cuidadores (sejam eles pais, familiares ou professores) são importantes marcos do desenvolvimento que as crianças atingem durante seus primeiros anos de vida.

Embora tudo isso possa parecer complicado, e a pesquisa se baseie no estado da arte da neurociência, a realidade é que ajudar o seu filho a desenvolver a teoria da mente é um aspecto contínuo e parcialmente intuitivo, que pode ser divertido e fácil. Por exemplo, você estimula essa habilidade quando compartilha o foco de atenção do seu filho e observa o que ele aponta, quando o ajuda a nomear uma emoção, quando explica a ele que um momento de angústia ou frustração passará e o ajuda a se distrair, etc. Todas essas ações ajudam o seu filho a construir e fortalecer o córtex pré-frontal.

X
banner kinedu desenvolvimento

De acordo com a Revista Internacional do Desenvolvimento Comportamental (International Journal of Behavioral Development, em inglês) de 2015, esta construção inicial da arquitetura do cérebro prepara o terreno para as crianças continuarem desenvolvendo teorias mentais sequencialmente e adquirindo habilidades cognitivas e sociais que, como uma bola de neve, continuarão afetando sua vida adulta.

Por exemplo, as crianças precisam primeiro aprender a reconhecer que outras pessoas têm desejos ou interesses diversos, para que, posteriormente, compreendam a noção de que as pessoas têm crenças diferentes. Então, durante os primeiros anos da adolescência, espera-se que compreendam que nem todos têm acesso à mesma informação. Isso lhes permitirá navegar efetivamente em seu mundo social e entender que eles e outras pessoas podem ter crenças falsas ou ocultar emoções e opiniões.

Quando se envolve em brincadeiras com o seu filho ou realiza atividades lúdicas com ele, como as do Kinedu, você o ajuda a desenvolver sua teoria da mente!

Quer receber outros conteúdos como este de graça?

Assine a nossa newsletter e faça parte da comunidade kinedu.

Artigos relacionados

bilinguismo

O bilinguismo e o cérebro

Muitos pais conhecem os benefícios que o aprendizado de mais de um idioma pode ter no futuro de uma criança.

Deixe seu comentário!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *