Pontos Chave:
- O equilíbrio envolve manter posições corporais controladas durante atividades estáticas e dinâmicas, exigindo a integração dos sistemas vestibular, visual e proprioceptivo.
- Atividades de processamento sensorial e exercícios para fortalecer os músculos contribuem para o desenvolvimento das habilidades de equilíbrio.
Equilíbrio é a capacidade de manter uma posição física controlada durante momentos de descanso ou atividades dinâmicas. Embora essa habilidade inclua marcos de desenvolvimento que vão desde o nascimento até os cinco anos, muitas crianças dominam as habilidades de equilíbrio antes de entrar na pré-escola. Manter o equilíbrio não é fácil! A Academia Americana de Pediatria (AAP) afirma que o equilíbrio requer a combinação e a integração de três sistemas corporais diferentes. Neste artigo, vamos explicar brevemente cada um deles e como eles contribuem para o desenvolvimento do equilíbrio do seu filho.
– Todos nascemos com um sistema vestibular, que é a base das habilidades de equilíbrio. É um sistema muito complexo, formado por minúsculos órgãos localizados dentro da orelha. É por isso que, quando tem uma infecção no ouvido ou labirintite, você sofre com tonturas e perda de equilíbrio.
– A visão é muito útil para desenvolver o equilíbrio enquanto, durante a primeira infância, o seu filho começa a se aventurar e explorar o mundo em seus dois pés.
– O sistema proprioceptivo refere-se à capacidade do nosso cérebro de sentir como e onde estamos posicionados em um espaço, tanto como um todo quanto uma parte do nosso corpo. É por isso que, mesmo quando você fecha os olhos, sabe exatamente onde estão os seus pés. Esse sistema baseia-se no toque, na memória e na percepção, depende dos músculos e das articulações e demora mais tempo para amadurecer do que os dois primeiros.
Atividades que ajudam a desenvolver os sentidos e fortalecer os músculos também contribuirão para o desenvolvimento do equilíbrio. Algumas ideias para exercitá-lo são: jogar e pegar uma bola, subir as escadas e brincar em um escorregador no parquinho, andar sobre quatro apoios como os animais, pular, etc. Você também pode melhorar a coordenação motora e visual desenhando ou fazendo trabalhos manuais com o seu filho.
2 respostas