Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Como as crianças desenvolvem o equilíbrio?

Pontos Chave:

  1. O equilíbrio envolve manter posições corporais controladas durante atividades estáticas e dinâmicas, exigindo a integração dos sistemas vestibular, visual e proprioceptivo.
  2. Atividades de processamento sensorial e exercícios para fortalecer os músculos contribuem para o desenvolvimento das habilidades de equilíbrio.

Equilíbrio é a capacidade de manter uma posição física controlada durante momentos de descanso ou atividades dinâmicas. Embora essa habilidade inclua marcos de desenvolvimento que vão desde o nascimento até os cinco anos, muitas crianças dominam as habilidades de equilíbrio antes de entrar na pré-escola. Manter o equilíbrio não é fácil! A Academia Americana de Pediatria (AAP) afirma que o equilíbrio requer a combinação e a integração de três sistemas corporais diferentes. Neste artigo, vamos explicar brevemente cada um deles e como eles contribuem para o desenvolvimento do equilíbrio do seu filho.

X
banner kinedu desenvolvimento

– Todos nascemos com um sistema vestibular, que é a base das habilidades de equilíbrio. É um sistema muito complexo, formado por minúsculos órgãos localizados dentro da orelha. É por isso que, quando tem uma infecção no ouvido ou labirintite, você sofre com tonturas e perda de equilíbrio.

– A visão é muito útil para desenvolver o equilíbrio enquanto, durante a primeira infância, o seu filho começa a se aventurar e explorar o mundo em seus dois pés.

– O sistema proprioceptivo refere-se à capacidade do nosso cérebro de sentir como e onde estamos posicionados em um espaço, tanto como um todo quanto uma parte do nosso corpo. É por isso que, mesmo quando você fecha os olhos, sabe exatamente onde estão os seus pés. Esse sistema baseia-se no toque, na memória e na percepção, depende dos músculos e das articulações e demora mais tempo para amadurecer do que os dois primeiros.

Atividades que ajudam a desenvolver os sentidos e fortalecer os músculos também contribuirão para o desenvolvimento do equilíbrio. Algumas ideias para exercitá-lo são: jogar e pegar uma bola, subir as escadas e brincar em um escorregador no parquinho, andar sobre quatro apoios como os animais, pular, etc. Você também pode melhorar a coordenação motora e visual desenhando ou fazendo trabalhos manuais com o seu filho.

Artigos Relacionados